Voltar

Turquia: Libertem os Sindicalistas presos agora

20 de Agosto de 2012

Internacional

No dia 25 de junho, a policia turca deteve 71 membros e líderes sindicais em cerca de 20 cidades. Eles são os membros dos sindicatos tais como o...

No dia 25 de junho, a policia turca deteve 71 membros e líderes sindicais em cerca de 20 cidades. Eles são os membros dos sindicatos tais como o BTS, Tarim Orkam-Sen, Egitim-Sen, SES, Tum Bel-Sen, BES, ESM e Haber-Sen, que são filiado a Confederação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Função Pública (KESK), que na sua parte é filiado á ITUC. Os policias invadiram os escritórios dos sindicatos e casas de sindicalistas nas primeiras horas do dia.

Este ataque – realizada sob o pretext de uma operação contra uma organização terrorista ilegal – é o mais recente de uma série de atos de intimidação e perseguição contra os sindicatos e seus membros durante os anos sob o regime de Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP). Por exemplo, em fevereiro deste ano, 15 mulheres lideres e ativistas de vários sindicatos filiado a KESK foram presos.

Enquanto a primeira ligação, real ou percibida, entre os sindicatos da Turquia e qualquer organização terrorista ainda tem de ser encontrada, as autoridades nao deixam nenhuma oportunidade inexplorada para se referir a essa alegada ligação como justificação para a repressão severa e arbitrária. Junte-se com a ITUC e Federações de Sindicais Globais como a EI, ITF e ISP em condenar essas táticas de assédio anti-sindicais por enviar este mensagem ao primeiro-ministro Erdogan, instando-o a garantir a libertação imediata e incondicional de todos os 71 sindicalistas.

Assine o abaixo assinado clicando em: http://www.labourstartcampaigns.net/show_campaign.cgi?c=1507