Voltar

Documentário UM RIO DE HISTÓRIAS retrata a atual situação da região de Mariana

19 de Janeiro de 2017

Minérios

Filme foi produzido pela TVT com o apoio cultural da CNQ-CUT para marcar um ano da maior tragédia ambiental do país

O documentário "Um rio de Histórias", produzido pela TVT com apoio cultural da CNQ-CUT, marca o primeiro aniversário da chamada Tragédia de Mariana, quando o rompimento de uma barragem de rejeitos industriais da mineradora Samarco/BHP deixou um rastro de destruição e matou o rio Doce, em novembro de 2015. O filme relata o impacto do maior crime ambiental da história do Brasil e pode ser visto na íntegra no canal da rede no Youtube e também aqui no site da CNQ.

O diretor Luiz Cabral explica que o documentário refez a trajetória inversa da percorrida pela lama, desde o distrito de Regência, no município de Linhares (ES), onde o rio Doce deságua no oceano, até a comunidade de Bento Rodrigues, no distrito da cidade mineira de Mariana, a primeira a ser atingida pela onda de lama de detritos.

A equipe também esteve na região entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, data em que a tragédia completava um ano, acompanhando a Missão de Mariana, uma iniciativa da CNQ-CUT e IndustriALL que reuniu trabalhadores da América do Sul e do Norte, Europa, África e Oceania em países onde atua a BHP Billiton, maior mineradora do mundo e uma das responsáveis pela tragédia de Mariana.

O acidente/crime ambiental

O rompimento espalhou lama e rejeitos de mineração e deixou 19 pessoas mortas, causou destruição da vegetação nativa e poluiu a bacia do Rio Doce. Além das mortes, o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco arrasou os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu e levou lama para a bacia do Rio Doce. Mais de 30 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo foram afetados e houve danos profundos ao meio ambiente, desde Mariana até o litoral capixaba.

Confiram abaixo o documentário e os depoimentos de moradores.

Documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=AjrV6VYb-Os

 

 

Depoimentos / Teasers

- 1 Ano de Lama e Luta - Aline Ribeiro

- Mariana #1 Ano de Lama e Luta - Marinho D'Angelo Jr.

- Mariana #1 Ano de Lama e Luta - Eliane Gomes da Silva

- Mariana #1 Ano de Lama e Luta - Maria da Conceição Severino

- Mariana #1 Ano de Lama e Luta - Maria Geralda Bento

- Mariana #1 Ano de Lama e Luta - Giovani Krenak