Voltar

Ex-senador Eduardo Dutra é homenageado em entrega de carta sindical à FITEM

12 de Novembro de 2015

Minérios

Por Wladimir D'Andrade

O ex-senador José Eduardo Dutra recebeu nesta quarta-feira uma homenagem das lideranças presentes durante a cerimônia de entrega da carta sindical à diretoria da recém-criada Federação Interestadual dos Trabalhadores em Extração Mineral do Brasil (FITEM), realizada na VI Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico da Central Única dos Trabalhadores (CNQ-CUT). Dutra, que morreu no último dia 4 de outubro em decorrência de um câncer, iniciou a sua carreira sindical – e política – na luta dos mineiros de Sergipe pelos seus direitos.

Na homenagem foram exibidas fotos do ex-senador da época em que ele organizou e participou de protestos de mineiros no Estado de Sergipe ao lado de outras lideranças sindicais que, assim como Dutra, ganharam notoriedade na política nacional. Um desses personagens foi o ex-governador sergipano Marcelo Deda, que morreu em dezembro de 2013.

José Eduardo Dutra ocupou o cargo de senador pelo Estado de Sergipe após ser eleito em 1994. Ao fim do seu mandato, foi escolhido para ser o primeiro presidente da Petrobras do governo Luiz Inácio Lula da Silva, quando ocupou o cargo de janeiro de 2003 até julho de 2005, substituído após esse período por José Sérgio Gabrielli.

Natural do Rio de Janeiro, Dutra se formou em geologia. Também presidiu a subsidiária BR Distribuidora durante dois anos, de 2007 a 2009. Deixou o cargo para disputar – e ganhar – a eleição para presidir o PT no biênio 2010-2012, mas saiu do cargo antes do fim do mandato já por conta dos problemas de saúde. Ele tinha 58 anos quando morreu.