Voltar

Vídeo desmistifica o deficit da Previdência. Confira!

09 de Fevereiro de 2017

Brasil

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ANFIP – elaborou um vídeo desmistificando o chamado “rombo da Previdência”, usado para defender a Reforma da Previdência de Temer.

A Previdência social não é deficitária, como querem que você acredite, pois não é possível analisar os benefícios das aposentadorias comparados só com a contribuição dos trabalhadores na ativa.

A constituição criou o sistema de seguridade social, que inclui saúde, previdência e outras medidas para as quais o governo precisa contribuir do seu orçamento todos os anos. 

Acontece que o governo não tem contribuído com a sua parte, por que prioriza apenas o pagamento dos juros da dívida interna, que somente em 2016 consumiu mais de 400 bilhões de reais, ou mais de 40% de todo orçamento. 

“Não há previdência deslocada da seguridade social. Se nós seguirmos exatamente as fontes de financiamento veremos que não há esse déficit que o governo exibe, mesmo esse déficit tendo aumentado entre 2010 e 2015”, ressaltou Patrícia Pelatieri, coordenadora de pesquisa e tecnologia do DIEESE nacional à reportagem da Frente Brasil Popular. 

Quais os efeitos futuros da proposta da reforma da previdência:

1. Iguala a idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e mulheres e outras categorias como professores e trabalhadores rurais.

2. Acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição.  

3. Cada trabalhador terá que contribuir no mínimo com 300 contribuições.

4. Desvincula os benefícios da previdência do salário mínimo.  

Para a coordenadora do Dieese, a regra de transição será somente ao direito ao acesso. A questão do valor começa a vigorar imediatamente.

“Hoje, quando você vai se aposentar por idade é feito o cálculo de 70% do valor da contribuição, mas se o texto for aprovado, o valor da aposentadoria será de 52% do total da contribuição para 54,5 milhões que terão efeito imediato de rebaixamento do valor da aposentadoria”, esclarece Patrícia.

Confira aqui o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ximRnKLSKQk