Amazonas: Sindplast protesta e Ministro promete chamar para conversar
26 de Agosto de 2013
Ramo Químico
Entre os próximos dias 15 e 20 de setembro a direção do Sindplast-Am (Sindicato dos Plásticos de Manaus e do Estado do Amazonas) deverá se reunir...
Entre os próximos dias 15 e 20 de setembro a direção do Sindplast-Am (Sindicato dos Plásticos de Manaus e do Estado do Amazonas) deverá se reunir com o Ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. “Estamos esperando uma resposta do Ministro. Ele ficou de verificar sua agenda no retorno à Brasília para marcar uma reunião conosco e com os empresários do setor”, informa o presidente do Sindplast-Am, Francisco Brito de Freitas.
A reunião tem por objetivo ouvir as propostas dos trabalhadores e dos empresários sobre a reformulação do PPB (Processo Produtivo Básico) de alguns bens produzidos no Polo Industrial de Manaus como forma de garantir empregos. “Hoje nós somos em torno de sete mil trabalhadores no polo termoplástico. Em 2010, esse número era superior a 14 mil”, diz Francisco Brito.
Uma das razões para as demissões é a falta de produção. Os empresários reclamam que não há demanda porque grande parte dos produtos é importada da Ásia e isso quebra os fabricantes locais. “Não tem mais demanda para nós. Os importados estão tomando conta do mercado e o que nós produzíamos aqui há pouco tempo atrás não estamos mais produzindo”, conta um empresário do polo termoplástico.
De acordo com informações prestadas pelo presidente do Sindplast-AM, a Videolar deverá demitir em torno de 150 funcionários até meados de setembro. “Já cobramos solução da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), também estamos cobrando do Ministério da Indústria e Comércio e, se for preciso, vamos à Brasília falar com a Presidenta Dilma Roussef para garantir os empregos na nossa categoria”, diz Francisco Brito.
Na tarde do dia 19 de agosto, um grupo de diretores e militantes do Sindplast-AM esteve na reunião do Conselho de Administração da Suframa – CAS, protestando contra as demissões no setor. Na ocasião, o Ministro Fernando Pimentel se comprometeu a receber os dirigentes do Sindicato, em Brasília.
Na reunião foram aprovados 59 projetos de implantação, ampliação e diversificação, que totalizam investimentos de US$ 1.020 bilhão no setor, além da criação de 3,1 mil empregos.
Informações e foto: Sindiplast-Amazonas