Voltar

Assembleia e dialogo com a empresa encerram o IX Encontro da Rede Solvay

03 de Dezembro de 2014

Redes

Compromisso da empresa é transparência nas informações Com a presença dos sindicalistas representantes das outras unidades do Grupo Solvay no...

assembleia-com-os-trabalhadores-as-da-solvay-indupa-para-esclarecer-a-venda-da-empresa-1Compromisso da empresa é transparência nas informações

Com a presença dos sindicalistas representantes das outras unidades do Grupo Solvay no Brasil, a Rede realizou na manhã desta terça-feira, 2 /12, segundo dia do seu  IX Encontro, assembleia com os trabalhadores da Solvay Indupa Santo André, paralisando a produção das 7h até as 9h para prestar esclarecimentos sobre o veto do CADE à compra daquela unidade pela Braskem.

“A situação não é fácil para o Sindicato e para os trabalhadores. E vamos continuar insistindo por uma informação mais precisa sobre o que o Grupo pretende fazer com a planta se não aparecer comprador. O Sindicato não medirá esforços na luta pela manutenção dos empregos e dos direitos dos trabalhadores. Esse é o nosso papel!”, destacou o secretário de administração do Sindicato, Juvenil Nunes da Costa, membro da coordenação da Rede Solvay e trabalhador na Solvay Indupa de Santo André.

Os sindicalistas da Bahia, Osasco e Paulínia também manifestaram sua preocupação com a situação e prestaram sua solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras.

Diálogo com a empresa

Logo em seguida ao ato, o IX Encontro teve continuidade com o diálogo entre a Rede e os representantes da empresa, Paulo Rocco e Sueli Lima.

Rocco buscou passar tranqüilidade sobre a situação da Solvay Indupa. Disse que o projeto de venda continua colocado, pois foi uma decisão tomada no passado que não deu certo com a Braskem e a Solvay irá procurar outro comprador. Disse ainda que nada é para já, o processo de venda deve demorar de 12 a 18 meses e até lá a empresa continuará produzindo e comercializando o PVC.

dialogo II Solvay“Não temos o menor interesse em não passar informação, muito pelo contrário. Acredito que teremos agora uma fase sem informações, mas meu compromisso é que a partir do momento em que tivermos qualquer notícia sobre a venda ela será repassada ao sindicato e aos trabalhadores”, disse.

Os representantes dos trabalhadores aproveitaram para dialogar sobre os negócios do Grupo no mundo e insistiram na necessidade de retomar as negociações de assuntos que ficaram pendentes dada a transição do negócio, como o extraturno e convênio médico.

Rocco apresentou um breve panorama dos negócios mundiais do grupo, disse que os projetos e investimentos no Brasil, até então suspensos, foram retomados com a indicação da equipe econômica do novo governo Dilma e afirmou que , com o veto do CADE, a Solvay Indupa agora necessitará de investimentos para manter a planta com o valor de mercado. “Daqui para frente nós vamos dar a vida curso normal”, respondeu Rocco às lideranças sindicais.

Rede Braskem manifesta solidariedade aos trabalhadores da Solvay Indupa

Em videoconferência realizada no primeiro dia do Encontro, o representante da Rede de Trabalhadores(as) na Braskem manifestou sua solidariedade aos trabalhadores da Solvay Indupa de Santo André.

"Nós, da Rede Braskem,somos totalmente solidários aos trabalhadores diretos e indiretos da Solvay Indupa. Sabemos da dificuldade do grupo e dos empresários brasileiros e internacionais para continuar esse projeto, e nossa principal preocupação é com os trabalhadores, preocupação em manter os empregos e o que a Solvay traz para a região do Grande ABC, seja pelos empregos diretos, indiretos e impostos", afirmou o coordenador da Rede Braskem, Marcondes Machado.

Esse apoio será expresso por um documento que será entregue ao CADE.

Participaram do Encontro trabalhadores e lideranlas do Sindicato dos Químicos do ABC, Sindicato dos Químicos de São Paulo, Sindicato dos Químicos da Bahia e Químicos Unificados (Osasco, Campinas e Vinhedo). O próximo encontro será realizado na segunda quinzena de novembro, em local ainda a ser definido.

Lucineide na Solvay

 

A presidenta da CNQ, na foto ao lado do presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart, participaram da mesa de abertura do IX Encontro da Rede de Trabalhadores no Grupo Solvay Mercosul, realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, em Santo André.

Por: Imprensa Sindicato dos Químicos do ABC