BASF Demarchi: 39 horas semanais
04 de Fevereiro de 2013
Filiados
Sindicato dos Químicos do ABC conquista jornada semanal de 39 horas Junho de 2010: assembleia realizada na porta da fábrica O Sindicato...
Sindicato dos Químicos do ABC conquista
jornada semanal de 39 horas
Junho de 2010: assembleia realizada na porta da fábrica
O Sindicato dos Químicos do ABC conquistou a jornada semanal de 39 horas na BASF Demarchi. O novo acordo começou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013 e beneficia 600 trabalhadores/as da empresa. O pessoal da resina, bombeiros, central de comunicação e setor administrativo continuam com jornadas diferenciadas.
“Diante do alto volume de produção de tintas alcançado em 2012, e da mesma perspectiva presente neste início de ano, negociamos com a BASF um excelente acordo”, afirma Fábio Lins, diretor do sindicato e também secretário de relações internacionais da CNQ-CUT. “Houve uma ampliação da conquista da redução da jornada de trabalho, que até então beneficiava só parte dos trabalhadores/as da empresa. Agora a maioria trabalhará 39 horas semanais num sistema misto, 5x2 e 6x1”, explica.
A entidade fortalece a campanha pela redução da jornada ao lado de outros sindicatos do ramo químico, que já conquistaram as 40 horas semanais no setor farmacêutico. “Este e outros exemplos, inclusive de outros ramos econômicos, comprovam que a redução não compromete economicamene as empresas. É uma oportunidade de colocar em prática o discurso de responsabilidade social, atualmente confrontado com o trabalho temporário, longas e cansativas jornadas”, finaliza Lins.
Foto: Dino Santos