CNQ-CUT apoia a criação da Comissão Estadual do Benzeno em Minas Gerais
01 de Novembro de 2013
Ramo Químico
"O Acordo Nacional do Benzeno é um salvador de vidas", ressalta Antonio Goulart (centro) A Secretaria de Saúde da CNQ-CUT (Confederação...
"O Acordo Nacional do Benzeno é um salvador de vidas", ressalta Antonio Goulart (centro)
A Secretaria de Saúde da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico) reuniu dirigentes sindicais de várias entidades para debater a reorganização da Comissão Estadual do Benzeno em Minas Gerais. O encontro aconteceu em outubro, na sede da Confederação, no Centro de São Paulo. Além de debater particularidades do Acordo Nacional do Benzeno e os avanços que a sua implantação garantiu aos trabalhadores/as em nível nacional, a atividade apontou para a necessidade de uma atuação intersindical integrada no Estado de Minas Gerais.
Esse primeiro contato teve o objetivo de impulsionar as representações dos trabalhadores rumo à reativação da Comissão Estadual do Benzeno de Minas, já que a CNPBz (Comissão Nacional Permanente do Benzeno) tem uma visita técnica prevista para novembro - essa última reunião do ano está agendada para uma siderúrgica na cidade de Ouro Branco (MG).
“Como para cancerígenos a tolerância é zero, a Comissão Estadual assume a tarefa de acompanhar a implementação do Acordo Nacional do Benzeno, além de outras competências descritas na Portaria 371, de 26 de abril de 2013. As CIPAs e o Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno (GTB), junto com a bancada dos trabalhadores/as na Comissão, além dos sindicatos, têm papel preponderante nesse esquema porque atuam diretamente nas áreas onde o benzeno está presente. Sem dúvida, é essa ação conjunta que garante a vigilância ao cumprimento do Acordo”, explica Antonio Goulart, da Secretaria de Saúde da CNQ-CUT.
Marcos Amaral, dirigente da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e do Sindipetro-Caxias, também reforça: “Nós, integrantes das bancadas dos trabalhadores nas Comissões Nacional ou Estaduais já concretizadas, temos nos empenhado para manter esse importante Acordo - apesar da forte pressão das bancadas patronais que trabalham de forma organizada para impedir nosso avanço e conquistas que garantimos com muita luta”.
Goulart arremata: “O Acordo é um salvador de vidas - apesar de muitas ainda se perderem - e quando efetivamente cumprido é um divisor de águas em defesa do trabalho decente para milhares de trabalhadores. Exigir que seja colocado em prática é uma missão de cada um de nós”.
Participaram da reunião as seguintes entidades sindicais:
CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico)
Sindicato dos Frentistas de Campinas e Região (Força Sindical)
Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, Minas Gerais (Força Sindical)
Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga, Minas Gerais (Força Sindical)
Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais (Força Sindical)
Sindipetro Duque de Caxias – CNQ/FUP/CUT
Seminário de Saúde
A Secretaria de Saúde do Trabalhador da CNQ-CUT estará realizando um Seminário de Saúde nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Plásticos de SP, no bairro da Liberdade, São Paulo. Já foi lançada a convocação para as respectivas entidades filiadas à Confederação.
Além de apontar os principais problemas enfrentados na área e expectativas, o Encontro pretende contribuir para a formação de um Coletivo de Saúde do Trabalhador no âmbito da CNQ-CUT.
Informações e critérios de participação - com Marcos Lima:
[email protected] – (11) 3129.4989.
Conheça a página do Ministério do Trabalho e Emprego dedicada à CNPBz (Comissão Nacional Permanente do Benzeno). Confira o Acordo do Benzeno, atas, notas técnicas e demais documentos relativos ao tema. Para acessar, clique no link: http://www2.mte.gov.br/seg_sau/comissoes_benzeno.asp