CNQ-CUT participa de encontro da IndustriALL na Alemanha
03 de Junho de 2013
Internacional
O Comitê Executivo da entidade aprova plano global para uma política industrial...
O Comitê Executivo da entidade aprova plano global
para uma política industrial sustentável
Sérgio Novais, Secretário de Administração e Finanças da Confederação Nacional do Ramo Químico, participou do encontro do Comitê Executivo da IndustriALL Global Union nos dias 28 e 29 de maio, em Frankfurt, Alemanha. Ele também é membro do Conselho Financeiro da organização. Dirigentes do Sindicato dos Químicos do ABC e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT também integraram os debates.
Semanas depois da primeira reunião regional da América Latina e Caribe da IndustriALL, realizada nos dias 15 e 16 de maio em Buenos Aires, na Argentina, alguns dos mesmos pontos de pauta foram aprofundados pelos participantes com destaque para o combate ao trabalho precário, as práticas antissindicais e a defesa da igualdade de oportunidades para mulheres, jovens e minorias.
Na foto, dirigentes do ramo químico e metalúrgico
participam da reunião em Frankfurt, Alemanha.
Foto: Sindicato Químicos ABC
O Comitê Executivo aprovou um amplo plano de ação direcionado à política industrial sustentável para:
- Alcançar uma compreensão comum entre os filiados sobre as prioridades sindicais, firmadas num plano de trabalho;
- Elaborar uma atuação estratégica para a sustentabilidade de cada setor;
- Compartilhar estratégias efetivas para sensibilizar os governos sobre a importância de políticas industriais sustentáveis;
- Utilizar as redes sindicais em empresas multinacionais para identificar ações conjuntas;
- Organizar cursos regionais de formação com o objetivo de desenvolver ações conjuntas.
Foram produtivos os debates em torno das questões relacionadas às redes sindicais e os acordos mundiais com empresas multinacionais. O secretário geral adjunto da IndustriALL, Kemal Özkan, informou sobre as redes recém criadas: International Paper, Sappi, Saint-Gobain e OI-Owens Illinois. Segundo Kemal, neste ano 21 redes sindicais se reuniram para implementar ações conjuntas de solidariedade. A manutenção do emprego, o combate ao trabalho precário e a garantia da atuação sindical foram os principais pontos de reivindicação.
O Comitê Executivo criou um grupo de trabalho para elaborar um novo sistema de cotas de filiação para o próximo Congresso. Também aprovou a filiação de sindicatos da Argentina, República Democrática do Congo, Uganda, Nigéria, Moldova, Tunísia e do primeiro novo sindicato independente do Egito (trabalhadores da eletricidade).
Uma próxima reunião foi confirmada para os dias 4 e 5 de dezembro, na Tunísia, como forma de apoiar a luta pela democracia levada adiante após a marcha da primavera árabe em 2011.
Uma potência mundial
Criada em junho de 2012, a IndustriALL Global Union é a maior federação sindical do planeta. Reúne 50 milhões de trabalhadores em 140 países. É o resultado da união de três importantes federações: a FITIM (metalúrgicos), a ICEM (químicos) e a FITTVC (têxteis/vestuário).
A CNQ-CUT integra e participa da IndustriALL.
Leia mais. Acesse o site da IndustriALL:
http://www.industriall-union.org/
Fonte: IndustriALL - Fotos: IndustriALL e Acervo Sindicato Químicos do ABC