CNQ recebe visita de dirigentes sindicais alemães da BASF
27 de Abril de 2012
Internacional
Na última quarta-feira, 25/4, trabalhadores e trabalhadoras da BASF do Brasil e da Alemanha participaram de uma reunião na sede da CNQ, junto com...
Na última quarta-feira, 25/4, trabalhadores e trabalhadoras da BASF do Brasil e da Alemanha participaram de uma reunião na sede da CNQ, junto com dirigentes da entidade.
Fritz Hofmann e Hanz Koch estão fazendo uma visita ao Brasil. Hofmann, há cerca de 15 anos, é responsável por consolidar relações sindicais entre os trabalhadores da BASF da Alemanha e do Brasil, o que agora será levado adiante por Koch. Ambos também participarem da Plenária da CNQ e receberam homenagens pelos trabalhos realizados com os trabalhadores do Ramo Químico do Brasil.
Também estavam presentes Edivânia Zanardo e Vírginia, da Comissão de Funcionários da BASF-Faria Lima, Sérgio Novais, dirigente da CNQ e da ICEM, Fábio Lins, secretário de relações internacionais da CNQ, Airton Cano, da CNQ e da Rede de Trabalhadores da BASF e Martina Sproll, pesquisadora sobre processos de terceirização.
Os temas da reunião circularam entre a questão da terceirização, um problema em escala global. Fritz fez uma apresentação sobre a situação do trabalho na China, a partir de sua visita ao local. Em seguida, foi feita uma apresentação sobre o ramo químico no Brasil e a história da CNQ.
Ao fim da ocasião, foram encaminhados estratégias de comunicação e colaboração mútua entre as partes, com o objetivo de continuar implementando e fortalecendo a Rede de Trabalhadores da BASF e a solidariedade internacional.