CNQ saúda candidatos do ramo químico que foram eleitos
09 de Outubro de 2014
Brasil
Futuro governador da Bahia, Rui Costa, foi diretor da confederação na década de 90 A direção da CNQ parabeniza os companheiros do ramo...
Futuro governador da Bahia, Rui Costa, foi diretor da confederação na década de 90
A direção da CNQ parabeniza os companheiros do ramo químico eleitos no último domingo. De acordo com um levantamento ainda parcial da nossa secretaria geral, três dirigentes do ramo químico da CUT estão entre os vitoriosos das eleições neste primeiro turno. Todos na Bahia e do Partido dos Trabalhadores(PT), são eles: o governador Rui Costa, o deputado estadual reeleito Rosemberg Pinto e a companheira Moema Gramacho, eleita deputada federal com mais de 81 mil votos.
“É um grande orgulho termos companheiros e uma companheira do ramo químico da CUT em cargos de tamanha responsabilidade, em especial neste momento em que urge a necessidade de uma reforma política que coloque um fim às doações de pessoas jurídicas e defina um novo sistema eleitoral. Essa é única maneira de garantir maior representatividade dos movimentos sociais no Congresso Nacional”, observa a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão.
Batalha não terminou
Lucineide destaca, no entanto, que a batalha não terminou, pois temos pela frente a disputa do segundo turno e não há como ficar neutro diante de projetos tão antagônicos. “Recomendamos a todos trabalhadores e trabalhadoras do ramo a votarem no próximo dia 26 em candidatas e candidatas de partidos efetivamente comprometidos com a agenda dos trabalhadores, e que tenham compromisso com a continuidade das políticas que valorizem o salário mínimo, que valorizem a industrial nacional e a geração de empregos, que deem continuidade às políticas sociais de combate à pobreza, para que o Brasil continue no rumo certo e seja cada vez mais justo, solidário e sustentável”, pontua a dirigente.
Conheça os eleitos:
Rui Costa foi trabalhador no Polo Petroquímico de Camaçari, liderando a primeira grande greve que paralisou o Polo e o levou à direção do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, entre 1984 e 2000, e diretor na nossa Confederação entre 1992 e 1998.
Rosemberg Pinto, deputado estadual reeleito, foi dirigente nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e um dos articuladores, em 1995, do movimento contra a privatização da Petrobras, tramada pelo governo tucano de FHC.
Moema Gramacho foi diretora do SINDIQUIMICA de 1986 a 2004, secretária geral da CUT de 1986 a 1993 e diretora do Instituto Nacional de Saúde do Trabalhador-INST de 1990 a 1993. Moema Gramacho, que já foi suplente de vereador, prefeita de Lauro Freitas e deputada estadual agora irá atuar na Câmara Federal.