Começa a Plenária Regional Nordeste da CNQ
20 de Agosto de 2014
Ramo Químico
Nesta terça-feira, 19 de agosto, teve início a segunda Plenária Regional do Nordeste da CNQ. Abrindo os trabalhos, saudaram os presentes a...
Nesta terça-feira, 19 de agosto, teve início a segunda Plenária Regional do Nordeste da CNQ. Abrindo os trabalhos, saudaram os presentes a Secretária Regional Nordeste da CNQ Lucíola Semião, o coordenador do Sindipetro Bahia Deyvid Bacelar, o diretor do Sindquímica Bahia Carlos Itaparica e a presidenta da CNQ Lucineide Varjão.
Todos abordaram a importância das plenárias regionais para o fortalecimento da Confederação e dos sindicatos. “Estamos vendo resultados concretos. Precisamos sair de São Paulo para olhar as outras realidades. A CNQ sozinha não faz nada, por isso, precisamos contar com a contribuição de todas e todos”, destacou Lucineide.
Conjuntura política
A análise de conjuntura contou com as contribuições e provocações do Chefe de gabinete
da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Martiniano Costa, que abordou o quadro político e partidário da Bahia. “Com a entrada de Marina Silva na disputa temos uma mudança no cenário. Aécio vem da escola PSDBista. E Dilma é a candidata que apresenta nosso projeto, que tem como principal cabo eleitoral Lula. Na Bahia, o candidato que representa esse projeto é Rui Costa, oriundo desta casa. Precisamos entender a importância dessa categoria”, pontuou.
Organização das Mulheres e da Juventude
Em seguida, Vera Carvalho - Secretária da Mulher Trabalhadora CUT-BA; Lucimar Rodrigues - Secretária da Mulher Trabalhadora CNQ/CUT; Alfredo Santos Jr - Secretário Nacional de Juventude da CUT e Paulo Souza- Secretário Nacional de Juventude CNQ/CUT apresentaram o painel A Organização das Mulheres e da Juventude.
Na manhã desta quarta-feira, 20/8, os trabalhso continuam com a discussão do Macrossetor Indústria da CUT - a atuação do ramo químico, com a participação de ana Georgina da Silva Dias, supervidora técnica do escritório regional do DIEESE. Em seguida, será feita uma avaliação sobre a importância da realização das plenárias regionais e levantamento das demanadas regionais para um plano de ação (desafios, eleições sindicais, campanhas salariais etc).