Curso CUT-DGBB: formatura da segunda turma acontece na quarta-feira
05 de Agosto de 2013
Geral
O V módulo do Curso de Formação para as Redes dos Ramos Metalúrgico e Químico, que integra o Projeto Promoção de Direitos...
O V módulo do Curso de Formação para as Redes dos Ramos Metalúrgico e Químico, que integra o Projeto Promoção de Direitos Trabalhistas na América Latina 2013, será realizado de 6 a 8 de agosto, na cidade de São Paulo. No dia 7, quarta-feira, 67 trabalhadores/as e sindicalistas receberão o certificado de conclusão do curso numa solenidade que irá comemorar o esforço conjunto em grande estilo. Para Fabio Lins, da Secretaria de Relações Internacionais da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), “A formatura da segunda turma revela o empenho dos participantes que se dedicaram durante meses para aprofundar temas que serão utilizados no trabalho sindical diário. Assim, no dia 7, vamos festejar com as lideranças e representantes das entidades que já confirmaram presença”.
A atividade de formação conta com a parceria da CUT, IOS (Instituto Observatório Social), Instituto Bildungswerk da central sindical alemã DGB (Confederação dos Sindicatos Alemães), CNQ-CUT e CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos). Para obter o certificado, todos os formandos passaram por uma maratona constituída de cinco módulos de formação. O objetivo é contribuir para que novas lideranças despontem nas bases sindicais, com condições de multiplicar a informação e a análise política.
Temas abordados nos cinco módulos:
Módulo 1: Globalização e seus impactos para o mundo do trabalho e os sindicatos – realizado em março.
Módulo 2: Redes sindicais, concepção e estrutura sindical – realizado em abril.
Módulo 3: Responsabilidade social e diálogo social – realizado em maio.
Módulo 4: Normas e instrumentos internacionais sobre o trabalho – realizado em junho.
Módulo 5: Negociação coletiva em empresas multinacionais – agosto.
Redes sindicais envolvidas no projeto:
No ramo químico: Braskem, Schott, Henkel, CBC, Linde e Knauf .
No ramo metalúrgico: WEG, Leoni, Thyssen, Stihl e Mannesmann.
Lançamento de cartilha
Durante o evento, as entidades envolvidas no Projeto também lançam a cartilha “Caiu na Rede é trabalhador”. Com 16 páginas, a publicação em formato gibi retrata desde o momento de consciência do/a trabalhador/a na fábrica até a criação das Redes sindicais para a unificação das lutas em torno de direitos comuns.
“A CNQ-CUT também assina a cartilha que deve atuar como uma ferramenta complementar para impulsionar o trabalho de Redes no ramo químico. Fruto do trabalho do Grupo de Gestão do Projeto CUT/DGBB/IOS/CNQ/CNM, o gibi de autoria do cartunista Márcio Baraldi sai do forno para ser disponibilizado a partir desta semana no site da Confederação e demais entidades”, orienta Fabio Lins.
Segundo João Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT: “A cartilha servirá para divulgar o projeto de Redes sindicais, de forma didática e com uma leitura facilitada”. Foram impressos 10 mil exemplares.
Dia 7 - a partir das 18 horas
Auditório do Hotel Braston Augusta
Rua Augusta, 467
Consolação, São Paulo, SP
Em defesa de interesses comuns
As Redes sindicais são organizações que reúnem lideranças de empresas multinacionais, com origem em países e regiões distintas, para trocar informações, experiências e reivindicar a uniformização dos direitos dos trabalhadores. A grande maioria das Redes foi criada no setor metalúrgico e químico e é composta por representantes de trabalhadores e sindicatos de diversas plantas da empresa. Além de garantir as mesmas conquistas para todos os trabalhadores do grupo, as Redes são uma forma de intercâmbio de informações e de experiências entre trabalhadores e trabalhadoras, a cooperação solidária e o reforço da cooperação internacional dos sindicatos envolvidos através do planejamento de ações comuns.
Foto: Raphael Pinto/SXC.HU
Com informações da Imprensa-CUT Nacional