Voltar

CUT-DGBB: curso de formação em Redes sindicais capacita lideranças das multinacionais

06 de Maio de 2013

Redes

Químicos e metalúrgicos se unem para ampliar o conhecimento e sincronizar ações em defesa de interesses comuns         O 2º módulo...

Químicos e metalúrgicos se unem para ampliar o conhecimento

e sincronizar ações em defesa de interesses comuns

foto 1 cnm

 

 

 

 

O 2º módulo foi realizado na sede da CNM-CUT, em São Bernado, SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em cada módulo, o Curso de Formação de Redes para os Trabalhadores dos Ramos Metalúrgico e Químico apresenta novas informações e várias possibilidades de interação sindical globalizada. O 2º módulo, realizado em 17 e 18 de abril, em São Bernardo, contou com 46 participantes e cumpriu o objetivo de revelar os caminhos da ação sindical organizada.

Parte do “Projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina”, o módulo debateu a estrutura dos sindicatos brasileiros e de outros países, as empresas multinacionais e a importância das Redes com a globalização. Fabio Lins, Secretário de Relações Internacionais da CNQ-CUT, explica: “A iniciativa pretende fortalecer a união dos trabalhadores, formar lideranças e estimular a organização no local de trabalho. Num cenário em constante movimento, a cada dia nos deparamos com novas configurações e fusões das empresas. Diante dessa realidade, temos que nos preparar para agregar conhecimento e fortalecer a nossa atuação”. Para ele, “o curso é compensador quando nos deparamos com os grupos de trabalhadores driblando as diferenças e buscando saídas conjuntas para os interesses comuns. Esse é o resultado concreto do estudo e da interação. Somos um coletivo e temos que agir em conjunto”.

No 2º módulo, Paulo Cayres, presidente da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), destacou as Redes sindicais como fundamentais na luta pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho. “Com as Redes, nossa luta contra os acidentes e por melhores condições de trabalho em todas as unidades de uma mesma empresa ganha muito mais força. E os trabalhadores podem garantir direitos comuns, ou seja, o que pretendemos com o Contrato Coletivo”, argumenta.

foto 2 cnm

 

 

 

Reforço na atuação das Redes: Sérgio Novais, secretário de Finanças da CNQ-CUT e membro do Comitê de Finanças da IndustriALL; Alexandre Bento, da SRI-CUT (Secretaria de Relações Internacionais); e João Cayres, Secretário de Relações Internacionais da CNM-CUT, também estiveram presentes para colocar suas experiências e apresentar um panorama das parcerias internacionais. Um suporte de qualidade na troca de informações.

 


 

 

 

 

3º módulo acontece em maio

O 3º módulo do curso de formação ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio, no Hotel Braston (rua Augusta, 467, Consolação, Centro de São Paulo). Já estão sendo contatados e confirmados os/as participantes das Redes Braskem, Schott, Henkel, CBC, Linde e Knauf.

Mais uma vez, o curso promete trazer dados atualizados e informações novas sobre a dinâmica das Redes. A preocupação também é ampliar ainda mais a interação dos jovens e mulheres trabalhadoras.

A atividade é organizada pela CUT Nacional, o IOS (Instituto Observatório Social), CNQ-CUT e CNM-CUT, com a parceria da central alemã DGB Bildungswerk. Informações podem ser obtidas na CNQ, com Marcos Lima: (11) 3129-4989 - 3235-4989 - [email protected].

 

 

O curso de formação tem cinco módulos:

(fique atento para a convocação)

 

I MÓDULO

já realizado

 

II MÓDULO

já realizado

 

III MÓDULO

15 e 16 de maio (confirme a sua presença)

IV MÓDULO

previsto para 12 e 13 de junho

V MÓDULO

previsto para 10 a 12 de julho

 

 

 

 

 

 

 

(Fonte-fotos: Yolanda Moretto/CNM-CUT – assessoria de imprensa da Confederação Nacional dos Metalúrgicos)