CUT recebe visita de dirigente do Sindicato alemão - IGBCE
06 de Março de 2012
Internacional
A CUT recebeu em sua sede nesta segunda-feira (5) a visita do dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Mineração, Químicos e em Energia...
A CUT recebeu em sua sede nesta segunda-feira (5) a visita do dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Mineração, Químicos e em Energia da Alemanha - IGBCE, Michael Mersmann e da adida cultural da Alemanha no Brasil, Annika Woersdorfer.
Durante o encontro que contou com a presença de Artur Henrique e João Felício, presidente e secretário de Relações Internacionais da CUT respectivamente, e de Fabio Lins, secretário de Relações Internacionais da CNQ/CUT, foram debatidas propostas de cooperação entre as entidades presentes e com outros parceiros como a DGB Bildungswerk e a Fundação Friedrich Ebert no Brasil.
Além destas questões, os dirigentes falaram sobre as perspectivas de trabalho internacional pós fusão ICEM / FITIM / IT e sobre a situação das redes sindicais em multinacionais alemãs, em especial a BASF.
O Brasil é hoje o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América Latina. O país europeu, por sua vez, é o sexto maior parceiro comercial do Brasil.
Em 2011 o volume de comércio bilateral com a Alemanha chegou a US$ 24,24 bilhões. As exportações brasileiras para a Alemanha atingiram US$ 9,03 bilhões de dólares.
É neste cenário que se consolida a importância do fortalecimento das entidades sindicais e de parcerias visando o fortalecimento da política de Redes de Trabalhadores para garantir que sejam respeitados os direitos dos trabalhadores.
A CNQ abrange todos os sindicatos e federações filiadas à CUT do ramo químico, representando cerca de 300 mil trabalhadores e mais de 100 mil associados.