Debate e certificação encerraram Formaquim-SP
25 de Agosto de 2014
Ramo Químico
Dirigentes de todos os sindicatos participantes vieram prestigiar os formandos do Programa Formaquim Regional São Paulo - 2014, na manhã deste...
Dirigentes de todos os sindicatos participantes vieram prestigiar os formandos do Programa Formaquim Regional São Paulo - 2014, na manhã deste domingo, 24 de agosto, em Cajamar. Desenvolvido pela CNQ, o primeiro dos três módulos do Formaquim SP, que inclui o Formaquim Negociação Coletiva e o Formaquim Mulher – Relações de Gênero, foi iniciado em maio e contou com ricos debates. Os cerca de 150 cursistas encerraram as atividades com muito entusiasmo e alegria.
Os trabalhos de domingo iniciaram-se com um diálogo sobre o plebiscito popular pela Constituinte Exclusiva, que teve a participação do advogado Ricardo Gebrim, membro da coordenação nacional da campanha pelo plebiscito.
Gebrim explicou que “o plebiscito popular permitirá que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política entre os dias 1 e 7 de setembro, quando será realizada a consulta: você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. Para ele, o povo brasileiro quer mais participação política e os movimentos popular e sindical oferecem isso oferecer através da campanha pela Constituinte.
“A participação forte dos Sindicatos na campanha motiva outros movimentos a virem junto e reforça a necessidade de alterações no sistema político para garantir ampliação de direitos sociais e trabalhistas”, disse.
Mesa de encerramento
Compondo a mesa de encerramento do Programa, estavam as lideranças dos sindicatos participantes: Químicos do ABC, Químicos SP, Químicos Jundiái, Petroleiros Unificados, Papeleiros, Vidreiros e a Fetquim-SP. Representando a CNQ, a presidenta Lucindeide Varjão, o secretário geral Itamar Sanches, a secretária de Formação Sindical e Política, Cibele Izidoro Fogaça Vieira, e a secretária da pasta Mulher Trabalhadora, Lucimar Rodrigues da Silva.
“O encerramento de mais um curso Formaquim contribui para o fortalecimento dos sindicatos e do ramo Químico da CUT”, destacou a secretária Cibele.
O programa Formaquim é um programa de formação de capacitação de dirigentes e militantes que a CNQ desenvolve nos diversos estados do Brasil e abrange inúmeros sindicatos do Ramo Químico em nível nacional.