Debate sobre disputa hegemônica encerra Curso Comunicação para Ação Sindical
17 de Outubro de 2017
Formação
Por João Andrade, educador
O terceiro e último módulo do curso Comunicação para Ação Sindical aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, no município de Bom Jesus dos Perdões, interior de São Paulo, com conteúdo pedagógico voltado para o debate sobre os impactos midiáticos frente à disputa de poder hegemônico. Os participantes avaliaram a atual programação das principais emissoras de rádio e TV e debateram a importância do fortalecimento de emissoras comunitárias e educativas como forma de possibilitar o contraponto cultural, jornalístico e educativo à classe trabalhadora.
O encontro promoveu ainda o conhecimento sobre a estrutura midiática desde as concessões públicas até o oligopólio existente no país. Os cursistas conheceram os impactos sociais promovidos pela centralização midiática e a luta de setores da sociedade pela democratização dos meios de comunicação de massa.
O programa formativo
O curso “Comunicação para Ação Sindical” foi desenvolvido pelos sindicatos dos Químicos de São Paulo e Químicos do ABC - com apoio da CNQ e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT do Estado de São Paulo (FETQUIM) - e contou também com a participação de dirigentes ligados aos sindicato dos Servidores Municipais de São Bernardo do Campo, dos Ceramistas de Pedreira e dos Vidreiros de SP. Ato todo, 35 dirigentes foram certificados.
Com carga horária total de 48 horas, as atividades formativas presenciais e trabalhos intermódulos possibilitaram o aprimoramento de técnicas para comunicação interpessoal e intervenções em público. Também foram temas do curso o fortalecimento da imprensa sindical e a maior aproximação de seus conteúdos à realidade dos trabalhadores e trabalhadoras.