Dia Nacional contra Exposição ao Benzeno: Unificado realiza atos e fortalece luta em defesa da saúde
26 de Setembro de 2014
Filiados
O Unificado realizará manifestações na segunda-feira (06.10) para lembrar o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, que é celebrado em...
O Unificado realizará manifestações na segunda-feira (06.10) para lembrar o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, que é celebrado em 5 de outubro. A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) fará um ato nacional e convocou a FUP e seus sindicatos para promoverem ações locais.
Nesta semana a direção do Unificado define o plano de atividades, que deve envolver ações educacionais e de mobilizações nos terminais da Transpetro, na Recap e Replan. “A participação dos petroleiros nesse ato nacional é muito importante para fortalecermos a luta unificada em defesa da saúde”, afirmou o coordenador de Saúde do Sindicato, Auzélio Alves.
A data foi criada em homenagem ao técnico de operações Roberto Kappra, da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, que faleceu no dia 5 de outubro de 2004, vítima de leucemia mielóide aguda, doença ligada à exposição ao benzeno. Kappra trabalhou 11 anos na refinaria e morreu aos 36 anos, 22 dias após serem detectados os primeiros sintomas da doença. Na época, a Petrobrás se recusou a reconheceu o nexo causal e a CAT só foi emitida tempos depois.
A história de Kappra tornou-se símbolo da luta contra a exposição a essa substância altamente cancerígena. “Apesar da nossa luta, ainda enfrentamos grandes problemas relacionados à exposição ao benzeno no sistema Petrobrás”, declarou o diretor da Secretaria de Saúde do Unificado Renato Lorett.
“Além da campanha de conscientização sobre os riscos da exposição ao benzeno, temos que organizar a categoria para cobrar da empresa o cumprimento do Acordo Nacional do Benzeno”, destacou Auzélio.
Por: Sindicato Unificado Petroleiros Est. São Paulo