Dirigente alemão visita o Brasil para fortalecer laços de solidariedade
13 de Março de 2012
Internacional
Entre os dias 5 e 8 de março, o dirigente da IGBCE (central sindical alemã), Michael Mersmann esteve em São Paulo para uma visita programada pela...
Entre os dias 5 e 8 de março, o dirigente da IGBCE (central sindical alemã), Michael Mersmann esteve em São Paulo para uma visita programada pela Secretaria de Relações Internacionais da CNQ, coordenada por Fábio Lins.
O objetivo deste intercâmbio foi discutir a situação das redes sindicais em multinacionais alemãs, em especial a BASF, detalhando a importância do capital alemão para o ramo químico brasileiro.
O Brasil é hoje o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América Latina. O país europeu, por sua vez, é o sexto maior parceiro comercial do Brasil. Em 2011 o volume de comércio bilateral com a Alemanha chegou a US$ 24,24 bilhões. As exportações brasileiras para a Alemanha atingiram US$ 9,03 bilhões de dólares.
Com isso em vista, buscou-se discutir cooperações futuras entre a CNQ, a Fundação Friedrich Ebert e a CUT, mais especificamente no projeto América Latina da DGBB (central sindical alemã) e as perspectivas de trabalho na nova central sindical global, que surgirá da fusão entre ICEM, Fitim e IT.
Durante a visita, aconteceram reuniões na CUT, CNQ e na Fundação Friedrich Ebert, além de visitas à fábrica da BASF, reuniões com membros das redes BASF, Bayer e Lanxess e atividades de confraternização.
Os principais encaminhamentos da reunião dão conta da denúncia de práticas antissindicais no Brasil, por parte da Lanxess, reuniões periódicas entre CNQ, CUT e dirigentes de redes sindicais alemãs e a visita de comissões de fábrica do Brasil à Alemanha, para intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de laços.
Com informações do site da CUT.