Voltar

Na Tailândia, Confederação participa do encontro das Redes Saint-Gobain e Owens-Illinois

28 de Novembro de 2013

Redes

  A IndustriALL Global Union e a FES (Fundação Friedrich Ebert) promoveram um encontro com trabalhadores dos grupos Saint-Gobain e O-I...

 OI nov 11 2013b

A IndustriALL Global Union e a FES (Fundação Friedrich Ebert) promoveram um encontro com trabalhadores dos grupos Saint-Gobain e O-I (Owens-Illinois) para debater o futuro das respectivas Redes sindicais do setor vidreiro. O evento aconteceu em 11 de novembro, na cidade de Bangkok (Tailândia), e reuniu delegados da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa. A CNQ-CUT esteve representada pela secretária da Setorial Vidros e Cerâmica, Rosemeire Theodoro dos Santos.

Os participantes discutiram a conjuntura política internacional, o segmento produtivo, a situação do trabalho nas duas multinacionais, a saúde e a segurança no local de produção. A reestruturação produtiva, que afeta trabalhadores em nível mundial, foi um dos temas principais. Em 2014, as entidades sindicais européias prometem ampliar as mobilizações em defesa do emprego para combater os reflexos da crise que afeta vários países da Comunidade Européia.

Indústria sustentável

Locais de trabalho que atendam a uma política industrial sustentável também estiveram no centro das discussões. Segundo o depoimento de um dos delegados: “Vamos precisar de vidro no futuro. Não só na indústria automotiva, mas na área de construção e energia, entre outras. Por isso, precisamos de perspectivas para a produção e empregos sustentáveis nesse segmento”.

Os coordenadores da Rede Saint-Gobain, Jean-François Renucci, e da Rede O-I, Tim Tuttle, prometeram fortalecer a ação unificada das Redes e potencializar o intercâmbio e a solidariedade entre os trabalhadores dos quatro continentes. Na ocasião, um plano de atuação conjunto foi aprovado pela unanimidade dos participantes.

No final da atividade, os delegados definiram uma resolução de apoio à luta dos companheiros da O-I, da Colômbia, que enfrentam uma série de problemas decorrentes da reestruturação produtiva que afetará 150 funcionários na região (leia abaixo).

Para Rosemeire, "um evento desse porte reforça a necessidade de romper fronteiras no mundo do trabalho e ampliar a ação sindical num mundo globalizado. A presença da CNQ-CUT contribui para a solidariedade internacional, aproxima as realidades e unifica lutas importantes, como a dos trabalhadores brasileiros e colombianos, por exemplo".

OI nov 11 2013a

Leia abaixo a carta de apoio:

Todo apoio aos trabalhadores da Owens-Illinois
Resolução aprovada no Encontro
CONSIDERANDO que o movimento sindical deve se unir contra o capital mundial na forma de parcerias globais;
CONSIDERANDO que a IndustriALL Global Union tornou-se uma importante ferramenta na mobilização dos sindicatos e dos trabalhadores em todo o mundo;
CONSIDERANDO que, utilizando a tecnologia de comunicação, tem surgido dezenas de redes compostas de líderes e ativistas que trabalham para a Owens-Illinois, e
CONSIDERANDO que os funcionários da O-I na Colômbia têm sido envolvidos em conflitos trabalhistas - no caso da planta Buga Cristar (Vale), onde um grupo de trabalhadores demitidos permaneceu acampado por dois anos em frente dos portões da empresa exigindo a readmissão,

Deliberamos:
1) Que a Rede O-I contribua com a divulgação das lutas dos trabalhadores da Colômbia.
2) Que organize e facilite as formas de comunicação da Rede, a correspondência e outras táticas de pressão para alcançar os responsáveis ​​pela O-I nos vários níveis.
3) Que todos os esforços sejam realizados para determinar os pontos vulneráveis da O-I, onde quer que eles possam existir.

4) Que um ou mais dias de mobilização sejam coordenados em nível mundial para protestar contra a situação dos trabalhadores colombianos.

5) Que a IndustriALL e organizações similares denunciem o atual trabalho precário na Colômbia, que desestabiliza nossos companheiros de união.

6) Que o apoio e a orientação de agências da IndustriALL contribuam na realização dessas tarefas e objetivos.

OI nov 11 2013c

 A secretária da Setorial Vidros e Cerâmica, Rosemeire Theodoro dos Santos (terceira à esquerda), durante as discussões nos grupos temáticos

 

Fonte e fotos: IndustriALL e Acervo CNQ-CUT

 

Leia também: Trabalhadores do segmento de materiais industriais participam de Conferência Mundial (clique aqui).