Encontro Regional reúne Redes Sindicais do ramo químico
30 de Outubro de 2013
Geral
28 de outubro - mesa de abertura: Marino Vani, secretário regional adjunto da IndustriALL; Danilo Pereira e Sergio Luiz Leite, dirigentes da...
28 de outubro - mesa de abertura: Marino Vani, secretário regional adjunto da IndustriALL; Danilo Pereira e Sergio Luiz Leite, dirigentes da Fequimfar; Lucineide Varjão Soares, presidenta da CNQ-CUT; Matthias Hartwich, diretor da IndustriALL; Tina Hennecken, diretora da IndustriALL.
28 de outubro: Lucineide, presidenta da Confederação (ao microfone),
faz uma breve saudação na abertura do evento (fotos: Fequimfar)
Começou na segunda-feira (28), no auditório do Leques Hotel, em São Paulo, o Encontro Regional de Redes Químicas com representantes de seis multinacionais do ramo: Bayer, Dupont, Lanxess, Owens-Illinois, Saint-Gobain e Sanofi-Aventis. Organizado pela FES (Fundação Friedrich Ebert) e IndustriALL Global Union (central sindical mundial), o evento termina nesta quarta (30) com a apresentação de um plano de ação com indicação das prioridades de atuação.
“Queremos confrontar o capital global. Todos têm o direito de trabalhar em ambientes seguros e condições dignas. As pessoas têm o direito de voltar para casa todos os dias com os dois olhos, braços e pernas”, enfatizou o representante da IndustriALL, Matthias Hartwich, durante a abertura das exposições da terça-feira (29). Segundo ele, “Nosso objetivo é alcançar o reconhecimento das Redes Sindicais em âmbito global porque, a partir daí, o diálogo social e o fluxo de informações também passa para o patamar global”.
O secretário de relações internacionais da CNQ-CUT, Fábio Lins, ressalta: “Estimulamos a participação dos jovens nas Redes porque as multinacionais são as que mais terceirizam. Além disso, não podemos priorizar somente temas econômicos; a segurança e a saúde do trabalhador são outras metas importantes. Precisamos lutar para garantir direitos e monitorar a cadeia produtiva para impedir o trabalho infantil e a terceirização desenfreada nas estruturas de produção das corporações”.
Com o apoio da CUT, CNQ-CUT, Fetquim-CUT, Força Sindical, Fequimfar e Força Química, o evento deve apresentar o plano de ação por Rede Sindical. O objetivo é potencializar a ação sincronizada nessas seis multinacionais pesos-pesados do ramo químico.
29 de outubro: Matthias Hartwich, diretor da IndustriALL; Herbert Passos, diretor da SNQ; Elias José (Pintado), coordenador de projetos da IndustriALL para a América Latina; Fábio Lins, secretário de relações internacionais da CNQ-CUT.
Alguns objetivos indicados pelos participantes:
- Conquistar o reconhecimento das Redes Sindicais.
- Combater o trabalho precário e a terceirização.
- Apoiar campanhas de sindicalização.
- Garantir o direito à informação junto às empresas.
- Incentivar a troca de experiências e a solidariedade internacional.
- Investir no intercâmbio de informações e na formação de lideranças.
- Fortalecer a participação das mulheres e jovens.
Prestigiam o Encontro Regional:
- Químicos da Bahia, São Paulo, Cubatão (SP), Salto (SP), Guarulhos (SP), Lorena (SP), Belford Roxo (RJ), Barra Mansa (RJ).
- Trabalhadores do setor de borracha de Pernambuco.
- Trabalhadores do setor de papel de Suzano (SP).
- Sindiquímica de Duque de Caxias e de Pernambuco.
- Vidreiros de Santos/São Vicente (SP), São Paulo e Rio de Janeiro.
- Rede de Sindicatos na Dupont.
- USW (United Steelworkers).
- Sintragasquimed – Sindicato Nacional de la Industria Química Gases – Colômbia.
- SINTRAVIDRICOL - Colômbia.
- DGBB (Instituto de Formação da Central Sindical Alemã).
- Rede Owens-Illinois – Canadá.
- IndustriALL (central sindical mundial).
- IGBCE.
- AFL-CIO Solidarity Center.
Fotos - dia 29 de outubro: Acervo CNQ-CUT
Fotos - dia 29 de outubro: Acervo CNQ-CUT