Fetquim contra os agrotóxicos
19 de Fevereiro de 2013
Brasil
Campanha permanente reúne mais de 50 entidades Desde 2011, mais de 50 entidades nacionais se uniram na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos...
Campanha permanente reúne mais de 50 entidades
Desde 2011, mais de 50 entidades nacionais se uniram na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida com o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam e, a partir daí, tomar medidas para frear seu uso no Brasil. A luta tem o total apoio da Fetquim (Federação dos Trabalhadores Químicos da CUT no Estado de São Paulo), que se somará a essas entidades neste ano de 2013.
Fotos de 7 de abril de 2011. Em Brasília, movimentos sociais e organizações ambientalistas promovem marcha e ato público para lançar a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e protestar contra a alteração do Código Florestal.
O Brasil é atualmente o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. As quantidades jogadas nas lavouras equivalem a cerca de 5,2 litros de veneno por habitante ao ano e, no entanto, o Brasil representa apenas 5% da área agrícola entre os 20 maiores países produtores agrícolas do mundo. Isso signifca que a nossa produtividade não justifica nossa posição de liderança no ranking de uso de venenos.
Você pode ajudar na campanha montando um comitê na sua cidade, local de trabalho ou estudo, e organizando debates sobre o tema. Também pode assinar e incentivar assinaturas ao abaixo assinado/petição virtual. Saiba mais através do site http://www.contraosagrotoxicos.org
Morango é o segundo alimento com mais resíduos de agrotóxico, aponta levantamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Amostras analisadas, em dezembro de 2011, tinham nível de agrotóxico acima do permitido ou presença de produto não autorizado. O pepino lidera o ranking de alimentos contaminados.