Voltar

Intercambio de jovens latino-americanos e alemães: construindo o poder sindical

01 de Julho de 2014

Internacional

De 15 a 21 de junho foi realizado na Alemanha o terceiro encontro de jovens sindicalistas do setor químico, minério, têxtil e metalúrgico de...

Jovens 5

De 15 a 21 de junho foi realizado na Alemanha o terceiro encontro de jovens sindicalistas do setor químico, minério, têxtil e metalúrgico de países de América Latina junto ao sindicato IG METALL e a central sindical alemã IGBCE. Essas reuniões fazem parte do projeto de intercâmbio internacional para jovens dos afiliados do sindicato global IndustriALL.

A cidade de Sprockhovel recebeu cerca de 50 trabalhadores dirigentes jovens da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai para este terceiro encontro, que já foi antecedido por duas reuniões anteriores, em 2013 no Brasil e na Argentina no ano passado. Os participantes trabalharam em planos de ação com o objetivo de aumentar a participação dos jovens trabalhadores no movimento operário.

jovens 2O encontro faz parte de um projeto do Escritório Regional para América Latina e Caribe do IndustriALL, criado para promover a troca de experiências a partir da realidade vivida na sociedade e no movimento operário nos países participantes. O projeto tem o apoio político e financeiro dos sindicatos filiados do IndustriALL na Argentina e no Brasil, e do sindicato dos metalúrgicos da Alemanha IG Metall.

A ideia é que esses jovens conheçam sobre o sindicalismo internacional, organização e estrutura, negociação coletiva, políticas de organização e ação sindical, portanto, neste terceiro encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as negociações coletivas, o funcionamento das políticas de juventude e gênero dos afiliados alemães do IndustriALL: IG Metall e IGBCE, assim como a política de redes em empresas multinacionais

Os jovens participantes também conheceram o sindicato local Gevelsberg-Hattingen e sua Comissão de Juventude, visitaram a empresa química Evonik e conheceram o trabalho com jovens que o IGBCE desenvolve na fábrica da Ford na região.

jovens 11En las dos últimas jornadas los jóvenes intensificaron el trabajo en sus proyectos para reflexionar y evaluar tanto este encuentro como fueron los antecesores intercambios.

Cabe destacar que el grupo de jóvenes realizó desde Alemania un alto en el encuentro para hacer un llamado telefónico al compañero paraguayo Hugo González Chirico, quien se encuentra en huelga de hambre hace más de 20 días. En la llamada le demostraron su apoyo y solidaridad a la lucha de los trabajadores paraguayos y principalmente su preocupación por la salud del compañero Chirico.

Nos últimos dois dias, os jovens intensificaram o trabalho de seus projetos e refletiram e avaliaram coletivamente tanto o terceiro encontro como os dois intercâmbios anteriores.

Cabe destacar que o grupo de jovens fez uma pausa na reunião para telefonar para Hugo González Chirico, companherio paraguaio que está em greve de fome há mais de 20 dias. Na chamada eles manifestaram apoio e solidariedade para com a luta dos trabalhadores paraguaios e mostraram-se principalmente preocupado com a saúde do companheiro Chirico.

jovens 1