IV Plenária da FUP pretende unificar trabalhadores do campo e da cidade
29 de Maio de 2013
Geral
Entre os dias 6 e 9 de junho, petroleiros de todo o país estarão novamente reafirmando a unidade da classe trabalhadora em um dos principais fóruns...
Entre os dias 6 e 9 de junho, petroleiros de todo o país estarão novamente reafirmando a unidade da classe trabalhadora em um dos principais fóruns de deliberação da categoria. A IV Plenária Nacional da FUP reunirá cerca de 160 delegados no assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Caruaru, região do semi-árido pernambucano, e terá como tema "Trabalhadores do campo e da cidade em defesa da democracia". Em 2009, a I Plenafup também foi realizada em um assentamento do MST, na Escola Latino Americana de Agroecologia, no município de Contestado, no Paraná.
Neste ano, a IV Plenafup terá como palco o Centro de Capacitação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, local que transformou-se em um dos principais símbolos da luta pela terra em Pernambuco. A unidade fica na antiga casa grande, que era a sede da fazenda até 1997, antes de sua desapropriação. O local funciona como uma escola de formação política, onde são realizados cursos e eventos da coordenação estadual do MST.
Os recursos para a realização da IV Plenafup serão investidos na estruturação e ampliação do Centro de Capacitação. Foram realizadas obras de ampliação do refeitório e reformas nos banheiros e alojamentos. Os investimentos feitos pelos petroleiros foram também utilizados na construção de um biodigestor para tratamento e reaproveitamento do esgoto para geração de gás de cozinha. A Plenária da FUP também viabilizou a construção e implantação de um sistema de energia solar, que abastecerá de forma sustentável o prédio denominado Paulo Freire.
“É um investimento político o que os petroleiros estão fazendo ao estruturarem o nosso centro de capacitação com recursos que seriam apropriados por um hotel, sem qualquer retorno ou contribuição para as lutas sociais. O espaço é coletivo e solidário, a serviço dos movimentos sociais que lutam por um país melhor”, explica Jaime Amorim, coordenador do MST em Pernambuco e integrante da Coordenação Nacional da entidade.
A CNQ-CUT (Confederação do Ramo Químico) parabeniza a categoria pela iniciativa e saúda os participantes do evento.