Voltar

Livro: Os trabalhadores químicos no Brasil no Século XXI

02 de Julho de 2013

Cultura

          Livro lançado no Congresso da CNQ-CUT revela o perfil do trabalhador do ramo químico         Quem são os trabalhadores...

Capa Livro Químicos

 

 

 

 

 

Livro lançado no Congresso da CNQ-CUT revela o perfil do trabalhador do ramo químico

 

 

 

 

Quem são os trabalhadores químicos do Brasil no século XXI? Em que grupos econômicos do setor químico trabalham? Quais são as ocupações meio e fim no interior das empresas químicas, de petróleo, petroquímica, de papel e papelão, plástico, borracha, vidro e afins? Como se dá a distribuição da remuneração entre as principais ocupações? Como tem avançado o nível de escolaridade, emprego e renda desses trabalhadores? Como se deu a evolução do trabalho químico e das revoluções tecnológicas neste setor? Em que regiões e Estados se concentram esses trabalhadores? Evolução e tamanho das empresas em que esses trabalhadores estão inseridos? Qual é a distribuição desses trabalhadores por gênero? Qual é o tempo de permanência no emprego e a carga de trabalho dos químicos?

Essa e muitas outras perguntas relacionadas com a categoria química brasileira foram respondidas a partir de uma pesquisa realizada por Remigio Todeschini, do Laboratório de Psicologia do Trabalho da UNB (Universidade de Brasília), com o apoio do Conselho Nacional do SESI e do Sindicato dos Químicos do ABC.

Este livro traz amplas informações a partir de microdados da RAIS, fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e pesquisa bibliográfica, dando a conhecer o perfil de um grande segmento no mundo do trabalho que representa mais de 1 milhão e 300 mil trabalhadores (2010). Este livro poderá servir de orientação para o desenho e implementação de políticas no campo das relações do trabalho.

Este livro mostra a evolução da inserção dos trabalhadores no setor químico com melhor distribuição de renda e evolução do emprego, com avanços importantes no Governo Lula (2003-2010).
Aponta em suas conclusões para a necessidade do avanço de políticas afirmativas de gênero, raça e deficiência, como também no avanço de políticas de qualificação profissional, devido ao constante avanço e inovação tecnológica deste setor, para que o mercado de trabalho dos trabalhadores químicos se torne mais equilibrado e justo.

 

Autor: Remigio Todeschini, é um grande conhecedor da categoria química. Trabalhador químico da Oxiteno, Remígio foi diretor e presidente do Sindicato dos Químicos do ABC na década de 80 e meados da década de 90.

Editora: LTr

Livro: 200 páginas

 

 

02-06-2013 cnq-cut 60

 

Remigio lança livro sobre a categoria química

no VII Congresso da CNQ-CUT, dia 02 de julho em Campinas

 

  

 

Fotos: Márcio Lavor/CNQ-CUT02-06-2013 cnq-cut 61