Lula rebate acusações de Moro escancara fragilidade do processo
11 de Maio de 2017
Brasil
Confira a íntegra do Depoimento
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro na terça-feira 10, no âmbito da Operação Lava Jato. O caso envolve o tríplex do Guarujá (SP), que segundo a acusação do Ministério Público Federal teria sido reservado a Lula como parte de pagamento de propina originária de contratos entre a Petrobras e a empreiteira OAS.
Em suas alegações finais, o ex-presidente chamou a denúncia sobre o triplex de "eminentemente política", afirmou que o MPF o está acusando com base "em um power point mentiroso" e criticou enfaticamente a mídia. Moro, por sua vez, afirmou que não tem nenhuma rusga pessoal com Lula. "Lhe asseguro que será julgado unicamente com base nas leis e na prova do processo, o senhor pode ficar seguro quanto a isso".
Confira abaixo todos os vídeos do depoimento:
Início do depoimento
O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou por volta das 14h15 e antes das perguntas começarem o juiz Sérgio Moro fez questão de negar qualquer desavença com o Lula. "O que determinará o desfecho são as provas que serão colecionadas e a lei. Quem faz a acusação é o Ministério Público."
Fonte:Carta Capital
Moro mencionou também os boatos de que Lula poderia ser preso. "Isso são boatos e seus advogados já deve, ter alertado de que não há essa possibilidade, mas quero deixá-lo absolutamente tranquilo quanto a isso", afirmou.
Sobre o triplex, Lula confirmou o que já havia dito em depoimento quando foi conduzido coercitivamente: confirmou que visitou o imóvel com o empreiteiro Léo Pinheiro. "Fui lá, coloquei 500 defeitos e nunca mais voltei". Segundo Lula, o apartamento não teria utilidade, já que por ser uma figura pública não teria como frequentar a praia. Além disso, disse que o apartamento seria pequeno para sua família, com cinco filhos e oito netos.
Sobre as reformas, Léo Pinheiro, segundo Lula, afirmou que veria o que fazer com os defeitos apontados e faria uma proposta, o que acabou não acontecendo.