Voltar

Luta contra o PL 4330 conquista apoio internacional

16 de Outubro de 2013

Internacional

Sindicalistas de diversos países disseram não ao Projeto de Lei 4330, durante conferência internacional realizada em Mumbai, na Índia, com a...

4330 16 10c

Sindicalistas de diversos países disseram não ao Projeto de Lei 4330, durante conferência internacional realizada em Mumbai, na Índia, com a participação da CUT

 

A luta da CUT contra o PL 4330 já tem apoio fora do Brasil. Durante conferência internacional da GLU (Global Labour University), que reuniu sindicalistas, ativistas, professores e pesquisadores de 30 países em Mumbai, na Índia, no final de setembro, os participantes disseram não ao projeto que amplia a terceirização e prejudica toda a classe trabalhadora brasileira. O evento teve a participação da CUT.

Durante um dos painéis paralelos que debateram os desafios do movimento sindical em cada país, a dirigente da Contraf-CUT, Jô Portilho, falou sobre o PL 4330 e a luta da Central brasileira contra a aprovação do texto que tramita na Câmara dos Deputados.

A luta dos brasileiros, além de receber a solidariedade dos demais participantes da conferência e de ex-alunos da GLU, conquistou o apoio de sindicalistas de diversos países que  protestaram se deixando fotografar com cartazes improvisados nos quais escreveram o nome do país de origem e o protesto: “diz não ao PL 4330”.

Rede mundial - A Global Labour University é um programa de formação acadêmica para sindicalistas e militantes das causas do trabalho. Iniciado em 2004, na Universidade de Kassel/Escola de Economia de Berlim, o programa conta atualmente com quatro campus (Índia, África do Sul e Brasil, além da Alemanha) e, a partir de 2014, passará a funcionar também em uma universidade dos Estados Unidos.

Os alunos que completam o curso de mestrado e o de pós-graduação continuam ligados à Rede GLU de estudos e pesquisas sobre o mundo do trabalho e se reúnem anualmente no AARS, uma espécie de curso compacto para atualização das atividades e desenvolvimento dos grupos de pesquisa sobre temas específicos, como relações de gênero, desigualdade social e representação de trabalhadores.

Esses encontros internacionais funcionam como uma espécie de extensão das conferências internacionais organizadas pelo ICDD (International Center for Development and Decent Work), que envolvem ex-alunos da Rede GLU, além de professores de diferentes universidades de todo o mundo e, centrais sindicais. A CUT é a parceira do programa da GLU no Brasil e participa das conferências.

O tema da Conferência Internacional de 2013 em Mumbai foi “The Roles of Food, Work and Cash in Overcoming Poverty" (Os papéis do alimento, do trabalho e do dinheiro na Superação da Pobreza - em tradução livre) e aconteceu no TISS (Tata Institute of Social Sciences). Sindicalistas, pesquisadores, professores de mais de 30 países discutiram o tema e propuseram algumas formas de luta por mudanças.

 

Fonte: com informações e fotos de Jô Portilho, dirigente sindical da Contraf-CUT

 

4330 16 10b

 

4330 16 10a

 

 

4330 16 10d

 

4330 16 10e