Luta das mulheres é tema de show que reúne vozes femininas em SP
12 de Novembro de 2014
Cultura
Com roteiro do escritor Mia Couto, 'Mulheres... Um Canto de Resistência' terá apresentação de Mônica Salmaso, Cida Moreira, Fabiana Cozza e...
Com roteiro do escritor Mia Couto, 'Mulheres... Um Canto de Resistência' terá apresentação de Mônica Salmaso, Cida Moreira, Fabiana Cozza e participação especial de Bibi Ferreira
Por Redação RBA
O espetáculo Mulheres... Um Canto de Resistência, que será apresentado nesta sexta (14) e sábado (15) no Auditório Ibirapuera, traz obras que retratam a luta feminina em diversas esferas, especialmente contra a segregação e violência. Amanhã (13), às 20h, haverá um ensaio aberto ao público, com entrada franca e retirada de ingressos 90 minutos antes.
Com roteiro do escritor moçambicano Mia Couto, direção artística do maestro Martinho Lutero Galati e direção cênica de Naum Alves de Souza, o show promovido pelo Instituto Vladimir Herzog será composto por músicas de Villa Lobos, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Edu Lobo, dos chilenos Victor Jara e Violeta Parra e da sul-africana Miriam Makeba.
O tributo contra as injustiças de gênero e pelo direito à vida e à liberdade reunirá nomes de peso da música nacional e internacional. Devem se apresentar as brasileiras Mônica Salmaso, Cida Moreira, Fabiana Cozza, Áurea Martins, além da chilena Annie Murath, da soprano palestina Marian Tamari, do Coro Luther King e Cello In Concert, um grupo de oito violoncelistas de Israel, da Argentina, Coreia e do Brasil. O piano será comandado pelo músico Francis Hime e a narração ficará por conta da atriz, diretora de teatro e coreógrafa Clarisse Abujamra.
Um dos destaques da programação é a participação especial da atriz Bibi Ferreira que, aos 92 anos, interpretará as canções Gota D'Água e Basta Um Dia, de Chico Buarque. A sambista Fabiana Cozza abre o show com o soluçar de dor do Canto das Três Raças, de Paulo César Pinheiro, acompanhada pelo Coro Luther King e banda.
Mônica Salmaso empresta a voz à Beatriz, de Edu Lobo, e à Angélica, de Chico Buarque. O músico carioca também será interpretado por Cida Moreira, em Geni e o Zepelim e Sabiá e ainda Retrato em Branco e Preto, na voz de Áurea Martins. Bachiana n.1, de Heitor Villa Lobos, será tocada na íntegra pela orquestra Cello In Concert. A chilena Annie Murath canta Te Recuerdo Amanda, de Victor Jara, e a palestina Miriam Tamari interpreta Bachianas Brasileiras n.5, de Villa Lobos e Yama Mwel el Hava, uma canção de sua terra natal.
Mulheres... Um Canto de Resistência
Quando:
Ensaio aberto: 13 de novembro, quinta-feira, às 20h. Retirada de ingresso 90 minutos antes. Grátis
Shows: 14 e 15 de novembro, às 21h
Onde: Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer
Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n - Portão 2 do Parque Ibirapuera
Quanto: R$ 10 e R$ 20
Duração: 90 minutos
Capacidade: 800 lugares
Mais informações: (11) 3629-1075