Voltar

Macrossetor da Indústria assume campanha mundial de combate ao trabalho precário

13 de Setembro de 2013

Geral

9 de setembro, sede da CUT Nacional - reunião da coordenação do macrossetor contou com a participação de Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT....

imagem 1 preca camp

9 de setembro, sede da CUT Nacional - reunião da coordenação do macrossetor contou com a participação de Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT. Representando os setores do macrossetor, estiveram presentes:

• Loricardo de Oliveira, secretário de política sindical da CNM-CUT

• João Cayres, secretário-geral e de relações internacionais da CNM-CUT

• Lucineide Varjão Soares, presidenta da CNQ-CUT

• Cida Trajano, presidenta da CNTV-CUT

• Cláudio Gomes, presidente da Conticom-CUT

• Nelson Morelli, secretário de política sindical da Contac-CUT

• Assessores das entidades

 

As entidades que integram a coordenação do Macrossetor da Indústria da CUT vão organizar uma série de ações para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Precário, 7 de outubro. A ideia é a de que os sindicatos de cada uma das cinco categorias representadas no Macrossetor promovam, em todo o país, manifestações e atividades relativas ao tema em suas bases.
A decisão foi tomada na segunda-feira (9), em reunião da coordenação realizada na sede da CUT Nacional, em São Paulo. A coordenação do Macrossetor da Indústria da CUT é composta por dirigentes de cinco confederações nacionais: metalúrgicos (CNM), químicos (CNQ), construção civil (Conticom), vestuário (CNTV) e alimentação (Contac). No total, as cinco entidades representam 2,5 milhões de trabalhadores/as.

IndustriALL poster Trabalho pO secretário-geral e de relações internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT), João Cayres, explicou que o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Precário foi instituído pela IndustriALL Global Union, para que em todo mundo a data seja símbolo da luta sindical em defesa de condições dignas de trabalho. “Embora a IndustriALL não represente internacionalmente os trabalhadores na construção civil e na indústria da alimentação, os dirigentes da Conticom e da Contac resolveram assumir esta campanha, por entenderem que a precarização deve ser combatida em todo o ramo”, informou Cayres, que também é dirigente da IndustriALL. A entidade internacional, criada em 2012, representa metalúrgicos, químicos e têxteis.
Na CUT, a mesma campanha foi nominada Dia Mundial do Trabalho Decente e tem como foco imediato a mobilização contra o Projeto de Lei 4330 que libera a terceirização sem limites nas empresas. Para Lucineide Varjão Soares, presidenta da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico): “A batalha contra o PL 4330 cresce no ramo químico e em todo país porque não há como aceitar a retirada de direitos históricos das categorias. Nós, do macrossetor da indústria, estamos realizando várias atividades em conjunto e, quando tomamos decisões, geramos política e procuramos realizar projetos enquanto classe,... classe trabalhadora”.

Plenárias Regionais

Para estruturar o Macrossetor da Indústria em todo o país, a coordenação elaborou uma programação para a realização de encontros regionais. As atividades são organizadas com o apoio dos sindicatos e CUTs locais com o objetivo de sensibilizar os/as trabalhadores/as em sua base de atuação.

- Maio - Aconteceu o primeiro Encontro no Estado de Pernambuco

- 17 e 18 de setembro - Encontro do Rio Grande do Sul

Local: Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul – Centro – Porto Alegre

- 26 e 27 de novembro - Encontro da Bahia (local a ser definido)


A organização dos/as trabalhadores/as por meio dos macrossetores foi proposta pela CUT no ano passado, como mecanismo de fortalecer suas ações e lutar por bandeiras comuns às categorias. Além do Macrossetor da Indústria, foram organizados outros três: comércio e serviços, serviço público, e trabalhadores rurais.

 

Foto: Fernando da Silva Cardoso

Fonte: Solange do Espírito Santo/Imprensa CNM-CUT e Assessoria CNQ-CUT