Voltar

Macrossetor da Indústria-CUT: plenárias regionais começam em setembro

06 de Agosto de 2013

Ramo Químico

Coordenação do Macrossetor da Indústria-CUT   Reunião da coordenação do Macrossetor da Indústria–CUT realizada na quinta-feira (01), na sede...

reun macros 01Coordenação do Macrossetor da Indústria-CUT

 

Reunião da coordenação do Macrossetor da Indústria–CUT realizada na quinta-feira (01), na sede da CNQ-CUT, em São Paulo, definiu a realização de plenárias regionais a partir do mês de setembro. No Rio Grande do Sul acontece a primeira reunião do calendário, que pretende irradiar o debate e contribuir para unificar ainda mais as ações numa dinâmica troca de experiências. A segunda plenária será realizada na Bahia, no mês de novembro.
Lucineide Varjão, presidenta da CNQ-CUT, avalia: “O Macrossetor da Indústria é uma das prioridades da nova diretoria da Confederação. Este foi o centro do debate de uma mesa temática em nosso VII Congresso. O objetivo é fortalecer o trabalho nas regiões a partir de ações integradas com trabalhadores químicos, metalúrgicos, da alimentação, do vestuário e da construção civil. Daí a estratégia de realizar as plenárias regionais respeitando a realidade local sem perder de vista as lutas mais gerais como o combate à precarização do trabalho que atinge setores vitais da produção”.
Paulo Cayres, presidente da CNM-CUT, afirma: “Nossa organização no macrossetor precisa estar calcada na base para que tenhamos condições efetivas de lutar por reivindicações comuns das cinco categorias”. Cláudio Gomes, presidente da Conticom, também destacou a importância das plenárias regionais: "Com elas, teremos a oportunidade de descentralizar os debates nacionais, feitos no âmbito das confederações. O Macrossetor deve ter um caminho de duas mãos para que haja de fato conexão com as bases e a possibilidade de formular propostas e políticas que atendam seus anseios e sejam apoiadas por elas".
A próxima reunião da coordenação está prevista para o dia 9 de setembro.

macrossetor presidentes a

Paulo Cayres, presidente da CNM; Lucineide Varjão, presidenta da CNQ;

Nelson Morelli, secretário de Política Sindical da Contac;

Cláudio Gomes, presidente da Conticom; e Cida Trajano, presidenta da CNTV


Cinco entidades integram o Macrossetor da Indústria:
- CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico)
- CNM –CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos)
- Conticom-CUT (Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira)
- CNTV-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário)
- CONTAC-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da
Alimentação, Agroindústria, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais)

IMG 2110 macros

3 de julho, Campinas, SP: o VII Congresso da CNQ-CUT contou com uma mesa temática que debateu o Macrossetor com os representantes dos ramos industriais e assessoria econômica. Entre os vários desafios apontados pelos participantes, podemos destacar: a construção de um contrato coletivo de trabalho e o combate à precarização do trabalho.

 

 

Fotos: Acervo CNQ-CUT e Márcio Lavor/CNQ-CUT

(Com informações da CNQ-CUT e Imprensa CNM-CUT)