Voltar

Macrossetor e plano de ação na Plenária da Região Sul

05 de Agosto de 2014

Filiados

Dando continuidade à realização das plenárias regionais da CNQ, foi realizada em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de maio, a Planária Regional Sul...

Plenária Sul 1Dando continuidade à realização das plenárias regionais da CNQ, foi realizada em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de maio, a Planária Regional Sul, com discussões importantes sobre o ramo e as lutas dos trabalhadores em geral.

Os trabalhos foram abertos pela presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, e pelo Secretário Regional Sul, Silvaney Bernardi. Ambos falaram da importância da realização da atividade para fortalecer a relação da Confederação com os sindicatos da região sul.

Na mesa de conjuntura política e econômica, Ricardo Franzoi, que é Supervisor Técnico do Escritório Regional Rio Grande do Sul do DIEESE, abordou os setores químicos presentes da região, destacou que os aumentos médios das negociações coletivas vem acompanhando o crescimento da economia e que o PIB do RS tem um peso muito grande da agropecuária e quando o produto agrícola cai, o PIB do estado cai bruscamente. Em relação aos desafios para a negociação coletiva, Franzoi citou a indexação ao piso regional; comissões de empresa; creche; passe livre; programas de alimentação saudável; redução da jornada e rotatividade.

Já o presidente da CUT RS, Claudir Nespolo, chamou à discussão com os presentes o papel da CUT para aprofundar as mudanças impetradas ao longo dos últimos onze anos, lutando por empregos de qualidade, investimentos na educação pública; mobilidade urbana; garantia da política de valorização do salário mínimo; programas de alimentação saudável e por fim aprofundar a democracia e se engachar na luta pela Reforma Política, por meio da organização do Plebiscito Popular na semana da pátria.

Macrossetor e Plano de Ação

Os trabalhos do segundo dia focaram na discussão sobre o macrossetor indústria (MSI) da CUT, da qual a CNQ vem participando ativamente das atividades e discussões, tendo como eixos de atuação a Política Industrial, a Política de Comunicação; Unificação da Ação Sindical e a Articulação de campanhas salariais. Os objetivos estratégicos do MSI, são: combate à terceirização e à rotatividade, e a Organização no Local de Trabalho (OLT).

No último ponto, foi feito um breve balanço das ações propostas na Plenária Sul realizada no ano passado (20/mar/2013) e, de imediato, foi apontada a necessidade de realização de eventos intercalares às Plenárias que aprofundem o debate de temas específicos de interesse comum entre os Sindicatos do Ramo Químico, tal como a aposentadoria especial. Tais eventos teriam como objetivo socializar conhecimento, fortalecer a nossa luta ao ampliar articulação entre os Sindicatos da base da CNQ/CUT, além de proporcionar um espaço de aproximação com outros Sindicatos não filiados. O desafio será o realizar um evento a cada 4 meses.

Por fim, como acontece em todas as Plenárias Regionais, foi elaborado um Plano de Ação específico para a região.

Participaram da atividade representantes do Sindipolo RS;  Sindipetro PR e SC; Sindipetro RS; Sindiquimica PR e Sinpacel Guaíba.

A próxima Plenária Regional será a do Nordeste, nos dias 19 e 20 de agosto.