MMM: mulheres de 48 países realizam manifestação no sábado, 31, em SP
30 de Agosto de 2013
Geral
Durante toda a semana, mulheres de 48 países estiveram reunidas no Memorial da América Latina debatendo questões relacionadas à luta das mulheres...
Durante toda a semana, mulheres de 48 países estiveram reunidas no Memorial da América Latina debatendo questões relacionadas à luta das mulheres em todo o mundo, no 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Dia 31, sábado, o evento termina com uma manifestação que começa no vão do MASP, na Avenida Paulista, e termina na praça da República, com shows da cantora pernambucana Karina Buhr, das rappers cubanas Krudas Cubensi e do grupo de forró brasiliense Chinelo de Couro.
Através de debates, oficinas, shows e intervenções urbanas, as mulheres de todas as idades e diferentes realidades puderam pensar o movimento, suas ações no mundo, as problemáticas que enfrentam e possibilidades de soluções. Neste sábado, as ativistas vão para as ruas de São Paulo reafirmar a atualidade de sua luta internacionalmente. A manifestação tem como tema Feminismo em Marcha para Mudar o Mundo.
25 de agosto: Mulheres do ramo químico participam do 1º Encontro Sindicalismo e Feminismo em Marcha realizado em São Paulo, em preparação ao 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM)
O Encontro Internacional da MMM
O Brasil sediou pela primeira vez esse evento, dando um salto em suas proporções, que contava até a última edição com algumas centenas de participantes.
Também foi o momento de encerramento de um ciclo. Durante o Encontro, foi eleita a nova composição do Secretariado Internacional da Marcha. O grupo do Brasil, que tem estado à frente do movimento mundial nos últimos anos, teve sua sucessão definida. A gestão brasileira passou o bastão tendo alcançado diversas realizações e conquistas.
“Foram sete anos nessa missão, com várias ações internacionais, com uma conjuntura que se complicou ainda mais, marcada pela crise geral do sistema e o recrudescimento dos ataques conservadores. Faremos um balanço desse período que vai nos fortalecer para o que vem adiante”, conta Miriam Nobre, coordenadora do Secretariado Internacional da MMM.
Sobre a MMM
A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional que surgiu no ano 2000 como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência. Atualmente, a MMM está organizada em mais de 150 países e territórios. Entre seus princípios estão a organização das mulheres urbanas e rurais a partir da base e as alianças com movimentos sociais. A Marcha defende a visão de que as mulheres são sujeitos ativos na luta pela transformação de suas vidas, e que essa transformação está vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente.
Foto: Acervo CNQ-CUT