No Uruguai, CNQ-CUT participa do Encontro Regional sobre Política Industrial Sustentável
24 de Outubro de 2013
Geral
Dirigentes da CNQ-CUT: Rosalina da Silva e Rosemeire Theodoro participam do Encontro em Montevidéu, Uruguai Dirigentes da CNQ-CUT...
Dirigentes da CNQ-CUT: Rosalina da Silva e Rosemeire Theodoro
participam do Encontro em Montevidéu, Uruguai
Dirigentes da CNQ-CUT reforçaram os debates do Encontro Regional sobre Política Industrial Sustentável realizado dias 16 e 17 de outubro, em Montevidéu, Uruguai, com delegações oriundas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai - promovido pela IndustriALL. As filiadas da maior central sindical mundial discutiram formas de ação conjunta para pressionar os governos e a indústria em nível nacional e regional. As sindicalistas Rosemeire Theodoro e Rosalina da Silva representaram a Confederação Nacional do Ramo Químico na atividade.
O evento também foi acompanhado por integrantes do Ministério da Indústria, Energia e Minas do Uruguai. A ministra Lucia Pitaluga, responsável pela política industrial uruguaia, ressaltou a importância da participação do governo nos conselhos setoriais que discutem planos específicos da indústria.
Os participantes destacaram a necessidade de maior integração regional das políticas estatais - em especial o planejamento tributário/social e ambiental para o desenvolvimento produtivo local com garantia de geração de empregos. Houve consenso sobre a necessidade de fortalecer o papel da IndustriALL na região no sentido de sensibilizar governos e corporações sobre a importância do trabalho integrado. “A vontade política dos governos é fundamental para uma atuação conjunta com as filiadas da IndustriALL no Mercosul e na UNASUL (União de Nações Sul-Americanas)”, enfatiza o site da central sindical.
Rosemeire e Rosalina relatam que tiveram a oportunidade de apresentar a realidade brasileira, aspectos do Plano Brasil Maior e do Macrossetor Industrial da CUT para o fortalecimento do ramo de produção. Também avaliam que reunir lideranças da América do Sul para trocar experiências é um passo importante. “Colocar a sustentabilidade como uma das prioridades da indústria também é reforçar a mobilização por trabalho decente e proteção do meio ambiente”, defendem.
Um plano estratégico da IndustriALL deve ser desenvolvido para a região, incorporando ações concretas com foco numa política industrial sustentável. O encontro apontou como segmentos prioritários: mineração, energia, papel/celulose, metal, aço, têxtil, químico e eletrônico. Os sindicatos chilenos definiram a realização de um fórum integrado com os setores minério e metalúrgico para o mês de dezembro. Eventos similares estão previstos nos demais países envolvidos.
Atividade reúne delegações da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
Fotos: Acervo CNQ-CUT. Fonte: IndustriALL e assessoria CNQ-CUT.