Voltar

Outubro Rosa: Mulheres do Ramo Químico alertam para a importância do autocuidado

15 de Outubro de 2021

Mulheres

O diagnóstico precoce salva a vida de milhares de mulheres acometidas pelo câncer de mama todos os anos

As companheiras do ramo químico da CUT, por iniciativa da Secretaria da Mulher Trabalhadora, estão engajadas na campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

Um vídeo com informações importantes sobre a prevenção e o diagnóstico precoce está disponível no canal do CNQ no YouTube. Assista e se inscreva!

O movimento Outubro Rosa teve início na década de 1990 e, a cada ano, está mais difundido no Brasil.

Cerca de 2 milhões de novos casos de câncer de mama são registrados todos os anos. Apesar de ser a doença que mais mata mulheres no mundo, o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.

Mudanças no formato das mamas, saída de líquido de origem desconhecida, vermelhidão, dor, coceira, nódulo, veias saltadas e mudança nas texturas da pele são alguns sinais de atenção. Por isso, o autoconhecimento é tão importante: um simples toque pode salvar uma vida!

O exame de mamografia é recomendado pelo SUS para mulheres com 50 anos ou mais e deve ser realizado anualmente.

Lucimar Rodrigues dos Reis, secretária da Mulher Trabalhadora da CNQ-CUT, destaca a importância do movimento sindical chamar a atenção para campanhas como a do Outubro Rosa. “Nós temos muitas lutas pela frente, mas nenhuma delas pode ser combatida se não tivermos saúde. Por isso, é nosso papel chamar atenção e conscientizar. Mulher trabalhadora também cuida da própria saúde”.