Voltar

Petroleiros da Bahia realizam IV Congresso

26 de Maio de 2015

Filiados

Presidenta da CNQ integra a mesa "A importância da defesa da democracia e da Petrobrás na conjuntura Atual”, abrindo o evento

Neste final de semana, petroleiros e petroleiras da Bahia estarão reunidos em mais um congresso da categoria. Os preparativos para o evento já estão sendo finalizados pela comissão organizadora. O IV Congresso, que acontece no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares, terá início às 14h do dia 29/05, sexta-feira, com o credenciamento dos delegados. Às 17h acontecerá a mesa de abertura e às 18h, o primeiro painel com o tema “A importância da defesa da democracia e da Petrobrás na conjuntura Atual”.

O evento prossegue no sábado, 30/05, a partir das 8h, com o segundo painel que irá debater o tema “A luta pela Preservação dos Direitos e a Urgência da Reforma Política Constituinte”. Em seguida, os congressistas participam das discussões e aprovações de teses que serão encaminhadas para o V Plenafup, que acontece de 01 a 05 de julho em São Paulo. No domingo, 31/05, será realizado o Congresso Estatuínte, que fará a revisão do Estatuto Social da entidade, podendo participar dele os delegados eleitos para o IV Congresso. 

As inscrições de teses e delegados finalizaram na sexta-feira, 15. Além de discutir as teses encaminhadas, propondo mudanças e melhorias no ambiente de trabalho e em temas relacionados à saúde, segurança, meio ambiente, previdência e sindicalismo, a categoria terá a oportunidade de participar de um rico debate sobre a atual conjuntura política e econômica no Brasil.

A situação interessa particularmente aos petroleiros que se viram no “olho do furacão” com as denúncias envolvendo a Petrobrás em esquemas de corrupção que acontecem desde a década de 1990, mas que vieram à tona agora com a decisão do governo de Dilma de apurar todos os fatos “doa a quem doer”. Trataremos também das perdas de direitos dos trabalhadores que estão sendo impostas por um Congresso conservador e direitista e a urgência de uma reforma política constituinte, visando entre outras questões, a ética e a igualdade de oportunidades no caso das futuras eleições.

Programação

14h- Credenciamento de delegad@s

17h- Abertura e aprovação do Regimento Interno do Congresso

18h- 1º painel temático- “A importância da defesa da democracia e da Petrobrás na conjuntura Atual”

Debatedores

- José Sérgio Gabrielli- ex-presidente da Petrobrás

- Lucineide Varjão- Presidenta da Confederação do Ramo Químico- CNQ/CUT

 - José Maria- Coordenador geral da FUP-

Mediador

- Deyvid Bacelar- coordenador do Sindipetro Bahia

Dia 30 de maio (sábado)

8h30- 2ª mesa temática- “A luta pela Preservação dos Direitos e a Urgência da Reforma Política Constituinte”

Debatedores

- Emiliano José- jornalista e ex deputado federal (PT-BA)

- Mário Soares Neto- representante da Consulta Popular

- Sara Mercês- advogada e membro da comissão para a reforma política da OAB Bahia

Mediador

- Paulo César Martin- diretor da FUP e Sindipetro Bahia

10h às 19h-  discussão e aprovação das teses/ escolha dos delegados do Sindipetro Bahia para outros eventos