Petroleiros: Unificado para nove terminais em dia de mobilização na Transpetro
17 de Julho de 2015
Filiados
Ato faz parte da campanha dos petroleiros em defesa da Petrobrás e aconteceu nas unidades da Transpetro de todo o país
Por Alessandra Campos - SIndipetro SP
Trabalhadores dos nove terminais da Petrobrás Transporte (Transpetro), que fazem parte da base do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro Unificado-SP), iniciaram o expediente mais tarde na manhã da quinta (16.07). A direção do Sindicato promoveu mobilizações em frente às unidades e atrasou em cerca de duas horas a entrada dos trabalhadores próprios e terceirizados.
O ato faz parte da campanha dos petroleiros em defesa da Petrobrás e aconteceu nas unidades da Transpetro de todo o país. O Unificado parou os terminais de Guararema, São Caetano, Barueri, Guarulhos, Ribeirão Preto, Brasília, Senador Canedo (Goiás), Uberaba e Uberlândia.
A categoria protesta contra o Projeto de Lei 131, de autoria do senador José Serra, que retira da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal, e reivindica a reincorporação da Transpetro ao sistema Petrobrás.
Nas conversas com os trabalhadores, os dirigentes do Unificado abordaram a conjuntura política do país, o momento delicado pelo qual passa a Petrobrás, as ameaças de venda de ativos da empresa, o projeto entreguista de Serra e a necessidade da mobilização da categoria na luta pela soberania nacional.