Voltar

Plenária da CNQ no Nordeste prioriza discussão sobre juventude e gênero

27 de Março de 2013

Ramo Químico

Preparar o VII Congresso   As temáticas de juventude e de gênero nortearam as discussões no primeiro dia da Plenária da Região Nordeste da...

Preparar o VII Congresso

plenaria nordeste

 

As temáticas de juventude e de gênero nortearam as discussões no primeiro dia da Plenária da Região Nordeste da Confederação Nacional do Ramo Químico - CNQ/CUT, que acontece em Salvador, nos dias 26 e 27, no auditório do Sindiquímica. Além dos representantes da CNQ, a exemplo da coordenadora geral da entidade, Lucineide Varjão, e das secretarias de gênero (Rosimeire Theodoro) e saúde (Gildásio Ribeiro), participam do evento diretores de diversos sindicatos cutistas, inclusive do Sindipetro-Bahia e da CUT Bahia. A Plenária, que é preparatória ao VII Congresso da CNQ, tem como um dos objetivos fazer um raio X da organização sindical nas regiões, além de levantar demandas e propor desafios.

O coordenador do Sindipetro Bahia, Paulo César Martin, chamou a atenção para o fato de que atualmente na Petrobras apenas cerca de 15% do efetivo é composto por mulheres mas que este número tende a crescer. Ele falou da necessidade das mulheres ocuparem cargos não só no mundo do trabalho, mas também nas instâncias sindicais. O Secretário Nacional de Juventude da CUT, Alfredo Santos, lembrou que os espaços na área industrial têm sido, cada vez mais, preenchidos por mulheres. “Nos últimos concursos da Petrobras, por exemplo, 40% dos aprovados foram mulheres e no quesito nível superior 60% são do sexo feminino”, informa Alfredo que admite que este crescimento “infelizmente, ainda não se reflete nas instâncias sindicais”.

Para priorizar a discussão, a CNQ decidiu que programas de formação voltados para a juventude e mulheres serão inseridos no programa geral de formação da Confederação. “Os homens precisam participar das discussões de gênero, assim como os sindicalistas mais experientes devem marcar presença nos debates relacionados à juventude”, enfatiza o assessor de formação da CNQ, Elias Soares.

 

 

Foto: Acervo Sindipetro Bahia

 

 

 

Sindipetro Bahia promove debate sobre a questão de gênero e lança boletim especial sobre mulheres:

http://www.sindipetroba.org.br/2012/boletins/boletim-especial/1810-boletim-especial-mulheres-2

 

banner-mulheres-01