Projeto de Redes de Multinacionais Alemãs da América Latina termina ano com encontro e avaliação
15 de Novembro de 2012
Redes
O Projeto de Promoção de Direitos na América Latina da CUT, DGBB, Insitituto Observatório Social, Confenderação Nacional dos Metalúrgicos e CNQ...
O Projeto de Promoção de Direitos na América Latina da CUT, DGBB, Insitituto Observatório Social, Confenderação Nacional dos Metalúrgicos e CNQ teve seu último encontro do ano entre os dias 12 e 13 de novembro. O encontro focou-se na avaliação dos projetos e em perspectivas para o próximo ano.
No primeiro dia de encontro, uma mesa de abertura composta por João Felício, da CUT, Lucineide Dantas Varjão, da CNQ e João Cayres, da CNM, deu boas-vindas aos participantes e abriu os trabalhos e discussões que se seguiram.
Na sequência, houve uma mesa sobre a importância da criação das Redes para a estratégia sindical da CUT e dos Ramos (baseados em resoluções de seus congressos e plenárias), que contou com Ricardo Jacques , assessor da SRI-CUT, Fábio Lins, Secretário de Relações Internacionais da CNQ-CUT, João Cayres, Secretário Geral da CNM-CUT, Lucilene Binsfeld, Secretária de Relações Internacionais da CONTRACS e Ademir Wiederkehr, Secretário de Imprensa da CONTRAF-CUT.
Após isso, foram apresntados os resultados da avaliação externa dos módulos de formação realizada pelo Instituto Paulo Freire, seguida por uma apresentação da Linha base do projeto (IOS).
No último dia foi traçado o quadro atual das Redes envolvidas no projeto e seu diagnóstico a partir de uma discussão entre as redes que buscaram assinalar o que avançou e o que não avançou em 2012 em relação à linha base, quais os principais obstáculos para concretizar os objetivos e perspectivas para 2013 e 2014. (avaliar se todas as redes permanecerão no projeto). Para finalizar, as redes concluiram seus encaminhamentos e fizeram planejamentos para 2012, com novos encontros de formação, boletins e ação sindical.
A CNQ esteve presente com Lucineide Varjão Soares , Coordenadora geral e com os secretários Airton Cano (política sindical), Itamar Sanchez (formação), Rosemeire Theodoro (gênero), Álvaro Cardoso (Vidros), Fábio Lins (relações internacionais) e o suplente da direção Arlindo Belo da Silva e Luciano da Silva do Conselho Fiscal.
Confira abaixo as próximas ações das redes!