Voltar

Químicos SP: Chapa 1 é eleita com 97,4% dos votos

10 de Março de 2015

Filiados

Organização e democracia no local de trabalho, ampliação de direitos e combate à terceirização são algumas das prioridades da nova gestão

Após uma semana de pleito, a Chapa 1 – Organizar, Lutar, Conquistar foi referendada pelos trabalhadores para ficar à frente do Sindicato dos Químicos de São Paulo durante os próximos quatro anos (2015/2019). A nova direção toma posse oficialmente em abril.

Do total de votos válidos , 97,4% declararam seu apoio à Chapa 1. “Mesmo sendo chapa única, a participação da categoria é muito importante, porque referenda o trabalho até agora realizado e legitima os planos para os próximos quatro anos”, avalia Antenor Nakamura, o Kazu, secretário de Administração do Sindicato.

O novo quadro diretivo foi renovado em 37% e é composto por 33% de mulheres. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato, Osvaldo Bezerra, as novas lideranças sindicais devem se manter na fábrica com o objetivo de ampliar a representação sindical nos locais de trabalho. “Como nossa meta é ampliar a sindicalização e a organização no local de trabalho, entendemos que, neste sentido, a presença do diretor dentro da fábrica é de fundamental importância”, afirma. De acordo com Bezerra, os antigos diretores irão integrar um conselho consultivo e contribuir para o planejamento das políticas sindicais.

Os dois principais eixos da próxima gestão são o fortalecimento do Sindicato e a garantia dos direitos dos trabalhadores. Nesse sentido, a nova direção deve trabalhar para ampliar a sindicalização, a organização e a democracia nos locais de trabalho, pelo combate à terceirização e precarização do trabalho, pela ampliação dos direitos trabalhistas, pela redução da jornada para 40 horas semanais e pelo fim do trabalho aos sábados.

Por: Departamento de Imprensa Químicos SP