Ramo Químico da CUT no Congresso da Confederação Sindical Internacional –CSI
25 de Maio de 2014
Internacional
Foi realizado de 18 a 23 de maio, o Congresso da Confederação Sindical Internacional (CSI), em Berlim, Alemanha. Participaram do evento...
Foi realizado de
O Congresso, ao final dos trabalhos, elegeu o primeiro sindicalista das Américas,João Felício – que é secretário de Relações Internacionais da CUT para presidente da entidade. Veja entrevista com Felício a respeito das novas responsabilidades do cargo aqui.
Momento de construir alternativas para a crise
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, discursou no plenário do Congresso, no dia 22, na mesa que discutiu saídas para a crise econômica mundial, iniciada em 2008 com a quebra do banco Lehman Brothers, dos Estados Unidos.
“A crise é um momento importante para o movimento sindical internacional assumir o protagonismo e a hegemonia na disputa com os capitalistas em defesa dos direitos da classe trabalhadora”, afirmou Vagner, destacando que o momento não é de lamúria nem lamentação e, sim, de organizar a base, fortalecer e aumentar a representatividade dos sindicatos para construir alternativas para a crise econômica. “Temos de nos organizar para propor soluções a partir da realidade e das necessidades e anseios da classe trabalhadora”.
Para Vagner, o grande desafio da nova gestão da CSI é construir uma proposta de enfrentamento da crise e aprofundar a disputa de concepção de sociedade.
Na foto acima, os representantes dos ramos da CUT no Congresso em Berlim: Cida Trajano (Vestuário), Lú Varjão (Químico), Jacy Afonso (Bancário) e João Vicente Cayres (Metalúrgico).
Na foto abaixo, os representantes do MAcrossetor Industrial da CUT junto com o companheiro João Felício.