Recife: trabalhadores da Lanxess protestam em frente ao Consulado Alemão
16 de Outubro de 2013
Geral
O Sindborracha-PE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Borracha de Pernambuco), filiado à CUT, realizou nesta quarta-feira (dia 16)...
O Sindborracha-PE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Borracha de Pernambuco), filiado à CUT, realizou nesta quarta-feira (dia 16), em frente ao Consulado da Alemanha em Recife, ato de protesto contra a postura da empresa Lanxess, maior fabricante de borracha sintética para pneus do mundo.
A multinacional alemã é responsável direta pelo impasse nas negociações com os trabalhadores da unidade do Cabo de Santo Agostinho. Os funcionários estão há 24 meses sem reajuste salarial, sofrendo ameaças de retirada dos direitos históricos conquistados, além de perseguições no ambiente de trabalho.
A direção do Sindborracha-PE entregou ofício com as denúncias ao cônsul da Alemanha, em Recife, que se comprometeu a comunicar as irregularidades à presidência da Lanxess para que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas.
Segundo o diretor do Sindborracha-PE, Geraldo Soares, a empresa - que se considera líder em especialidades químicas de atuação global, com produtos para química básica e fina, pigmentos orgânicos e inorgânicos, plásticos de engenharia, químicos para borracha e borrachas sintéticas - precisa dar exemplo e concluir as negociações de forma correta com os trabalhadores. “Apelamos para a sensibilidade e ação do Cônsul da Alemanha, no sentido de resolver as nossas questões da campanha salarial. O protesto é legítimo e pacífico”, afirmou.
Geraldo comentou ainda que o ato público soma-se a outros realizados nos últimos anos, no sentido de denunciar a prática da empresa: "Estamos nos referindo às perseguições contra os trabalhadores, desrespeito a direitos conquistados ao longo dos anos, demissões, precarização das condições de trabalho e descaso com as negociações salariais".
¶ Leia abaixo o documento protocolado no Consulado Alemão, em Boa Viagem, Recife, PE. 16 de outubro.