Rede dos Trabalhadores da Braskem entrega Carta de Maceió à direção da empresa
20 de Maio de 2013
Redes
Carta de Maceió protocolada pela direção da Braskem. No dia 10 de maio...
Carta de Maceió protocolada pela direção da Braskem.
No dia 10 de maio, às 9 horas da manhã, representantes da Rede dos Trabalhadores da Braskem compareceram na sede administrativa da multinacional, em Pinheiros, São Paulo, para entregar a chamada Carta de Maceió ao vice-presidente de RH, Marcelo Arantes. Elaborada no II Seminário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Braskem - realizado em Maceió no início de abril – a Carta foi protocolada na presença de uma delegação de lideranças representativas dos sindicatos de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Resultado de um esforço coletivo, o documento reúne pontos que sintetizam a situação da saúde e segurança nas unidades da empresa e aborda problemas como acidentes de trabalho, redução e rotatividade de mão de obra, ritmo de produção, terceirização, OLT etc.
No dia 10, o RH Marcelo Arantes informou sobre a contratação de um profissional para a área de SSMA. Ficou indicada a realização de uma próxima reunião até a primeira quinzena de junho, com outras lideranças da empresa.
Marcondes Machado, coordenador da Rede sindical, avalia: “Acredito que nosso intento foi coroado de êxito pois conseguimos sentar com a direção da Braskem para iniciar uma série de encontros com a meta de, não só expor, mas também sanar os problemas enfrentados pelos trabalhadores nas plantas da empresa em todo o país. Assim, devemos nos empenhar para que todos os representantes das regiões estejam presentes nos próximos encontros. Só unidos venceremos!”
Delegação da Rede Braskem presente na reunião do dia 10:
Marcondes Machado = Coordenador
Eitor Rodrigues = Sindipolo-RS
Gerson Medeiros = Sindipolo-RS
Kazú Nakamura = Químicos de SP
Joel Souza = Químicos do ABC-SP
Nelson Farias = Sindiquímica de Duque de Caxias-RJ
Carlos Itaparica = Sindiquímica-BA
Maurício Klajeman = Sindiquímica-BA
Antônio Freitas = Sindipetro de AL e SE
Marilane Teixeira = Assessora da CNQ-CUT
Leia a Carta de Maceió (para capturar o documento, clique aqui).