Rede dos Trabalhadores da Braskem realiza 2° reunião nacional com a empresa para debater SSMA
31 de Julho de 2013
Redes
Maceió: participantes do II Seminário Nacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Braskem aprovam a Carta de Maceió....
Maceió: participantes do II Seminário Nacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Braskem aprovam a Carta de Maceió. Abril/2013
No dia 25 de julho, a Rede dos Trabalhadores da Braskem se reuniu com a direção da empresa em sua sede, em Pinheiros, São Paulo, para debater os problemas de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) existentes nas unidades.
Nesta reunião, estavam presentes a CNQ-CUT e as representações sindicais de todas as regiões onde a Braskem têm unidades industriais e administrativas: Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A reunião teve como foco discutir questões relativas à SSMA destacadas na Carta de Maceió, documento entregue pessoalmente e protocolada junto ao vice-presidente de P&O (Pessoas & Organização) durante reunião realizada com a Braskem, em 10 de maio deste ano.
Aprofundar o debate
No dia 25, a Braskem fez uma apresentação e retrospectiva das informações relativas ao tema, de 2002 até 2012. Na ocasião, os sindicatos argumentaram sobre a não conformidade de parte do que foi exposto. Exemplificaram que, na vida real, nem todos os dados indicados vão de encontro ao que acontece de fato no chão de fábrica em todas as unidades espalhadas pelo Brasil. A apresentação realizada é contraditória principalmente quando se trata do não cumprimento da legislação previdenciária que determina a emissão da CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalhos) para todos os acidentes e adoecimentos.
Segundo Marcondes Machado, coordenador da Rede sindical, “A Braskem cria sistemáticas em segurança de pessoas e processos que levam à omissão dos incidentes e dos acidentes, como a OPS (Ocorrência de Primeiros Socorros). Além da volatilidade e dissonância das regras e mais regras que são criadas enxergando apenas parte dos motivos dos acidentes”.
“Em relação à situação dos terceirizados, a apresentação da empresa parece desconhecer a verdadeira precarização que ocorre com estes trabalhadores. Em diversos momentos a empresa tratou, e afirmou, o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária brasileira em suas unidades. Porém, todos trabalhadores conhecem perfeitamente a realidade que vivemos no nosso meio ambiente de trabalho. Mas parece que os executivos a desconhecem”, enfatiza Marcondes.
Posição dos sindicatos
A Carta de Maceió - construída por todos os sindicatos petroquímicos que têm a presença da Braskem em suas bases - revela os problemas existentes e aponta soluções plausíveis de serem implementadas. Algumas das medidas já eram praticadas pelas empresas incorporadas pela Braskem que, na ambiciosa sede de redução de custos a qualquer preço, vem pagando caro a insegurança gerada no meio ambiente de trabalho. Muitas vezes, pagando com a saúde e a vida dos próprios trabalhadores/as.
Próximo Encontro
A Rede sindical propôs que, ainda no mês de agosto, seja realizada uma nova reunião para que o grupo de trabalhadores faça uma apresentação dos dados que retratam a realidade existente no chão de fábrica.
Presentes na reunião do dia 25 de julho
Delegação da Rede dos Trabalhadores da Braskem
• Marcondes Machado - Coordenador da Rede
• Gerson Medeiros - Sindipolo-RS
• Gerson Borba - Sindipolo-RS
• Kazu – Antenor Eiji Nakamura - Químicos de SP
• Joel Santana - Químicos do ABC-SP
• Nelson Farias - Sindiquímica de Duque de Caxias-RJ
• Carlos Itaparica - Sindiquímica-BA
• Maurício Jansen - Sindiquímica-BA
• Antônio Freitas - Sindipetro de AL e SE
• Marilane Teixeira - Assessora da CNQ-CUT
• Antônio Goulart - Secretário de Saúde da CNQ-CUT
Representantes da Braskem
• Marcelo Arantes - vice-presidente de P&O (Pessoas & organização)
• Homero Arandas - Relações Trabalhistas e Sindicais
• Antônio Umberto Queiroz - SSMA e Excelência Industrial
• Rita de Cassia - SSMA Corporativo
CIPA: Marcondes Machado é eleito
Em eleição da CIPA realizada na unidade Braskem UCS-AL, de 22 a 25 de julho, Marcondes Machado foi eleito com o segundo maior número de votos. Entre tantas saudações, destacamos as seguintes mensagens:
“Caro companheiro Marcondes, parabéns pela sua eleição. Com certeza ela é uma vitória dos trabalhadores, pois você é uma pessoa que realmente demonstra preocupação e interesse verdadeiros, em defesa dos trabalhadores. Parabéns! “ – Cairo Garcia Corrêa, da Secretaria Setorial Petróleo da CNQ-CUT.
“Mais uma vitória dos trabalhadores obtida, agora, via a pessoa do nosso companheiro Marcondes. Temos visto que cada vez mais as empresas, sejam estatais ou privadas, precarizam o meio ambiente de trabalho nos levando a grandes perdas humanas... Temos visto que o fortalecimento das CIPAS tem que ocorrer urgentemente e a eleição de companheiros como o nosso Marcondes são imprescindíveis para evitar que a ganância do capital continue sangrando a vida e a dignidade da classe trabalhadora do nosso País... Parabéns aos trabalhadores da Braskem UCS-AL - Gerson Cardoso, Sindipolo-RS.
Foto: CNQ-CUT