Redes Sindicais Knauf e Weg discutem desafios e elaboram planos de ação
26 de Abril de 2015
Redes
Encontro foi realizado nos dias 22 e 23 de abril em Manaus
Na avaliação dos participantes, os trabalhos dos encontros das redes sindicais Weg e Knauf, realizados nos dias 22 e 23 de abril, em Manaus, foram bastante proveitosos e resultaram em planos de trabalho com objetivos e responsáveis. Na rede Knauf, entre os desafios apontados estão a unificação das negociações, a maior adesão de sindicatos à rede e a comunicação com a base. Já na rede Weg, o reconhecimento da rede por parte da empresa e a melhorias na comunicação e na troca de informações sobre as ações estão como desafios dentro do plano de ação.
De acordo com o Secretário de Relações Internacionais da CNQ, Fabio Lins, os sindicatos membros da Rede Knauf decidiram manter a Rede com recursos próprios, e buscar expandi-la. “A Rede pretende visitar e conversar com os demais sindicatos do Brasil e da América do Sul para que eles se integrem à Rede. A OLT também foi amplamente debatida como o caminho mais eficaz para conquistar um SDRT e fortalecer a rede de solidariedade”, disse.
O plano de ação da Rede de Trabalhadores na multinacional Weg está direcionado para os problemas em comuns que os trabalhadores enfrentam no Brasil como, por exemplo, a prática de assédio moral, problemas de segurança no local de trabalho e PLR diferenciada. “Eles definiram a edição de um boletim trimestral e criar um Facebook para uma melhor aproximação com os trabalhadores e trabalhadoras e irão conversar com a direção da empresa para o reconhecimento da rede sindical”, pontuou Lins.
As atividades das redes Weg e Knauf fazem parte do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, gerido por CUT Brasil, Instituto Observatório Social, CNQ-CUT, CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) e apoiado pelo centro de formação DGB BW.
Com informações do IOS
Foto: Participantes dos Encontros das Redes Sindicais Knauf e WEG - Fabio LIns