Rio Grande do Sul elabora Manual para Uso Não-Sexista da Linguagem
05 de Setembro de 2014
Mulheres
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), recebeu, no último dia 27 de...
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), recebeu, no último dia 27 de agosto, o Manual para o Uso Não-Sexista da Linguagem, elaborado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul.
A publicação, desenvolvida no âmbito do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM, foi entregue pela secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho. A ideia do manual é revisar a linguagem internalizada na administração pública do Rio Grande do Sul, com o objetivo de proporcionar tratamento equitativo entre mulheres e homens, a partir da utilização da linguagem sem generalizações, evitando a aplicação sexista do discurso.
Segundo o manual, a língua é das formas mais sutis de se transmitir a discriminação sexista, já que ela é o reflexo dos valores e do modo de pensar da sociedade. “Nada do que dizemos em cada momento de nossa vida é neutro: todas as palavras têm uma leitura de gênero. Assim, a língua não só reflete, mas também transmite e reforça os estereótipos e papéis considerados adequados para mulheres e homens em uma sociedade”, destaca a apresentação da publicação.
Baixe aqui o Manual para o Uso Não-Sexista da Linguagem.
Fonte: Portal da CUT