Voltar

Sacolas plásticas: CNQ-CUT participa de reunião com o Ministério do Meio Ambiente

05 de Junho de 2013

Brasil

                Representantes do ramo químico participam de reunião no MMA: Francisco Chagas, Deputado Federal; Marilane Teixeira...

sacolinhas 11

 

 

 

 

 

 

 

 

Representantes do ramo químico participam de reunião no MMA: Francisco Chagas, Deputado Federal; Marilane Teixeira, assessora da CNQ-CUT; Raimundo Suzart, Coordenador da Fetquim; Osvaldo Bezerra e Nilson Mendes, diretores do Sindicato dos Químicos de SP; Reginaldo Sena, diretor do Sindicato dos Químicos de Guarulhos.

 

 

Representantes da CNQ-CUT, Fetquim, Sindicato dos Químicos de São Paulo e CNTQ, por iniciativa do Deputado Federal Francisco Chagas (PT), participaram de audiência com o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, em 29 de de maio, para discutir o tema das “sacolas plásticas”. Na oportunidade, os trabalhadores reivindicaram espaço para participar do GT (Grupo de Trabalho) criado no final de 2012 pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) através de uma portaria com a participação de vários segmentos - empresarial, governo e associações de defesa do consumidor, porém, com a limitada atuação de outras entidades ficou com pouca representatividade. A CNQ-CUT enviou a solicitação para obter assento no GT. O pedido foi negado pelo Ministério com a alegação de que os trabalhadores estariam representados pela CNI, que é a Confederação Nacional da Indústria, o que é um grande equívoco, uma vez que a CNI representa a classe econômica empresarial e não os trabalhadores. Além disso, é bom destacar que a portaria não limita o número de entidades participantes do GT.
Na ocasião, o Secretário Ney Maranhão firmou o compromisso de que será aberto espaço nesse GT para que os trabalhadores possam se posicionar e apresentar suas opiniões em relação ao tema.

Durante o período de suspensão das sacolas, as indústrias do segmento plástico, ou seja, de sacolas, tiveram que reduzir a produção e até fechar centenas de postos de trabalho. Tempos depois, diante das vitórias obtidas na Justiça e no Conselho Superior do Ministério Público do Estado, a situação se normalizou com a volta das sacolas aos consumidores. O GT tem o propósito de debater o uso sustentável das sacolinhas plásticas e propor normas sobre o tema para o Brasil.

 

sacolinhas 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais. Acesse o site de Francisco Chagas, Deputado Federal e dirigente do Sindicato dos Químicos de SP:

www.franciscochagas.com.br

[email protected]

Câmara dos Deputados, Anexo IV – Gabinete 611
CEP: 70160-900 – Brasília-DF

(61) 3215-5611 / 3611 – Fax: (61) 3215-2611  -  Gabinete em Brasília

(11) 3105-3781  -  Escritório Político em São Paulo

 

 

 

 

Fonte: Marilane Teixeira - Assessoria Econômica da CNQ-CUT