Secretaria de Saúde da CNQ-CUT informa:
17 de Fevereiro de 2014
Ramo Químico
Projeto - De que adoecem e morrem os trabalhadores na era dos monopólios Em 14 de fevereiro, a Secretaria de Saúde participou - representando a...
Projeto - De que adoecem e morrem os trabalhadores na era dos monopólios
Em 14 de fevereiro, a Secretaria de Saúde participou - representando a CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico) - de três oficinas na Fundacentro em São Paulo. Na oportunidade, desenvolveram-se atividades teóricas e práticas. O tema proposto foi “As expropriações do trabalho e a degradação da saúde dos trabalhadores nas indústrias petroquímicas, químicas, farmacêuticas e metalúrgicas”. Os temas referentes aos ramos foram apresentados por pesquisadores de universidades da capital e do interior de São Paulo, de Brasília e da Fundacentro.
Foram três oficinas, sendo uma para debater os problemas enfrentados pelos trabalhadores do ramo petroquímico.
Seguindo a apresentação, os dirigentes sindicais presentes discutiram e debateram suas conclusões. Constataram que os problemas, independente de ramos, muito se parecem.
As oficinas em pauta fazem parte de um projeto que já está na sua segunda fase e que visa a publicação de um livro que terá como título “De que adoecem e morrem os trabalhadores na era dos monopólios”. Já aconteceram sete oficinas exclusivamente com 38 pesquisadores no ano de 2013.
Em 1985, o DIESAT já havia publicado um livro – “Do que adoecem e morrem os trabalhadores”, mas em razão das inúmeras modificações introduzidas nos ambientes de trabalho, faz-se necessária uma nova publicação, pois, passados 29 anos, muitas mudanças aconteceram, principalmente nos grandes monopólios empresariais que visam o lucro acima de tudo e de todos, fator este que atinge em cheio a saúde dos trabalhadores.
O coordenador do projeto é o Professor Dr. Herval Pina Ribeiro da Unifesp que é também colaborador do DIESAT.
Reunião extraordinária da Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz
No dia 20 de fevereiro, a comissão vai se reunir extraordinariamente em Brasília, no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Na pauta da reunião está a apresentação do texto acordado na subcomissão - que tratou dos postos revendedores de combustíveis.
Os trabalhadores dos postos de combustíveis estão fora da cobertura do Acordo do Benzeno, apesar de sua exposição ao cancerígeno. Essa subcomissão teve seu primeiro prazo de trabalho estabelecido vencido em agosto de 2012, tendo havido prorrogação do mesmo até agosto de 2013.
Em dezembro de 2013, em reunião no Rio de Janeiro, o texto discutido pelo grupo foi acordado e, agora, será apresentado para os membros da CNPBz e do MTE para providências legais.
Imagem: Ilker/Sxc.hu