Sem Retrocesso! Clama a Conferência Mundial da Mulher do IndustriALL
22 de Setembro de 2015
Internacional
CNQ-CUT esteve representada pela presidenta Lucineide Varjão e pela coordenadora da Secretária da Mulher Trabalhadora, Lucimar Rodrigues
Aclamado como um marco no fortalecimento do IndustriALL Global Union, a primeira Conferência Mundial da Mulher, realizada dias 14 e 15 de setembro em Viena, reuniu mais de 300 mulheres sindicalistas de mais de 60 países unidas para enfrentar os desafios que as mulheres enfrentam no trabalho. A Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT foi representada por sua presidenta, Lucineide Varjão, e pela coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora, Lucimar Rodrigues.
O clima da conferência foi animado e envolvente e um dos mais importantes resultados foi a aprovação por unanimidade da resolução que aumenta a participação de mulheres na direção do lndustriALL de 30% para 40%. A proposta será levada ao Congresso da IndustriALL em 2016, no Rio de Janeiro, para inclusão nos estatutos.
"Aqui não se trata apenas de uma questão de números, mas de transformar estruturas. Se o movimento sindical deve ser transformado as mulheres precisam, então, ser incentivadas a aderir aos sindicatos", diz a resolução. "Homens e mulheres trabalhando em conjunto na organização serão mais bem-sucedidos do que homens que trabalham sozinhos", ressaltou o secretário-geral IndustriALL, Jyrki Raina, que aprovou a resolução para uma cota de 40 %.
Fim da violência contra as mulheres!
A Conferência aprovou também uma nova campanha do IndustriALL para pôr um fim na violência contra as mulheres. As participantes, inclusive, pediram que a questão seja um tema permanente IndustriALL.
Os sindicatos afiliados serão incentivados a incluir o problema em redes e enfrentá-lo na negociação coletiva.
Algumas participantes da Conferência contaram histórias comoventes sobre a sua luta pelos direitos de maternidade. Apenas 28% das mulheres do mundo se beneficiam da licença-maternidade paga, de acordo com as Nações Unidas.
A saúde da mulher e a proteção da maternidade, temas da Conferência, são parte integrante de outras áreas do programa de IndustriALL, em particular na luta contra o trabalho precário.
Outros temas
Os sindicatos foram lembrados para tomar as ruas em 7 de Outubro, no Dia Mundial pelo Trabalho Decente e a Conferência aprovou uma resolução sobre a sustentabilidade e as mulheres: a Carta Igualdade, que descreve as demandas das mulheres e as medidas concretas para alcançá-las.
As eleições no terceiro dia confirmaram Christine Olivier de NUMSA, África do Sul e Gwenne Farrell do COPE, Canadá, como co-presidentas do comitê das mulheres.
Com informação de IndustriALL