Sindicato dos Químicos de SP comemora 80 anos
03 de Dezembro de 2013
Ramo Químico
O Sindicato dos Químicos de São Paulo lançou no dia 30 de novembro o livro 80 Anos de Lutas e Conquistas para comemorar o aniversário da...
O Sindicato dos Químicos de São Paulo lançou no dia 30 de novembro o livro 80 Anos de Lutas e Conquistas para comemorar o aniversário da entidade, fundada em 1933.
O livro resgata o início do sindicato, o crescimento da industrialização em São Paulo, os períodos de repressão, a redemocratização do país e as diversas lutas da entidade em prol do trabalhador nos âmbitos da fábrica e da sua vida em sociedade. “Resgatar parte da história deste sindicato é para nós uma importante contribuição para a continuidade da luta das futuras gerações de trabalhadores que estão surgindo. Mais que isso, acreditamos que a preservação da memória e a disseminação da informação são as melhores formas de zelar pela democracia do país e de construir relações mais igualitárias e democráticas nos locais de trabalho”, avalia Osvaldo Bezerra, o Pipoka, coordenador-geral do sindicato.
O livro foi disponibilizado para download no site da entidade.
Acesse o site do sindicato para capturar a publicação: www.quimicosp.org.br (clique aqui).
Sobre o Sindicato
O Sindicato dos Químicos de São Paulo é filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e representa 80 mil trabalhadores dos ramos farmacêutico e químico.
Ao longo do ano, o sindicato organiza duas campanhas salariais, a do setor farmacêutico, com data-base em 1º de abril, e a do setor químico (que engloba plásticos, cosméticos, velas, tintas e vernizes, petroquímicos, químicos, entre outros), com data-base em 1º de novembro.
Químicos: as histórias de lutas de um sindicato que chega aos 80 anos.
A TVT também elaborou matéria especial sobre o aniversário da entidade. Clique aqui para assistir (3 minutos e 29 segundos).