Sintracel e Sinap reúnem-se com ministro do Trabalho para evitar demissões na Jari
26 de Novembro de 2012
Ramo Químico
O presidente do Sinap, Carlos Ribeiro Monteiro, juntamente com o presidente do Sintracel Pará/Amapá, Silvino Oliveira Gonçalves, e outros dirigentes...
O presidente do Sinap, Carlos Ribeiro Monteiro, juntamente com o presidente do Sintracel Pará/Amapá, Silvino Oliveira Gonçalves, e outros dirigentes sindicais reuniram-se no dia 20 de novembro, às 18 horas, com o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto.
Os companheiros foram pedir o apoio do ministro na luta para evitar cerca de 7 mil demissões que poderão ocorrer, caso a Jari Celulose interrompa as atividades.
No início de outubro, a Jari Celulos anunciou que as atividades da empresa serão paralisadas por causa da baixa produção de eucalipto no local. De acordo com o comunicado, há necessidade de ampliação e adaptação da fábrica para que ela se torne novamente viável economicamente. A paralisação deve iniciar em janeiro de 2013, com prazo de dez meses para a empresa retornar as atividades.
Os sindicalistas encaminharam um documento ao ministro, no qual pedem apoio à luta pela garantia dos empregos, além de um detalhado relatório sobre a Jari Celulose e os impactos sociais que as demissões poderão ocasionar na região.
Silvino destaca ainda que o tema será também discutido numa audiência pública no dia 27/11/2012 (terça-feira) , às 10 horas, na Comissão de Trabalho da Câmara Federal. “É importante agora que atuemos em todas as frentes, nas mobilizações e também nas ações institucionais para evitar essas demissões em massa”, diz o sindicalista.